Maioria dos franceses considera que racismo aumentou

 

A maioria dos franceses considera que os muçulmanos são as principais vítimas do racismo

Para os franceses, o racismo aumentou nos últimos 30 anos. A conclusão é de um inquérito da Liga Internacional Contra o Racismo e o Anti-semitismo (LICRA) que mostra também que a percepção dominante é a de que é hoje mais difícil ser muçulmano ou magrebino em França.

A propósito dos 30 anos da Marcha pela Igualdade e contra o Racismo, o estudo revela que 59% dos franceses considera que o racismo aumentou neste período e apenas 10% são da opinião de que diminuiu.

A maioria dos franceses (68%) julga ser mais difícil ser muçulmano ou magrebino do que há 30 anos, seguidos dos negros (58%). Por oposição, judeus (63%) e asiáticos (78%) viram a sua vida mais facilitada.

Os muçulmanos são “claramente a minoria para a qual é mais difícil viver hoje em França”, observa o presidente da LICRA, Alain Jakubowicz, citado pelo Le Monde. “Isso explica-se por eventos como o 11 de Setembro e pelas consequências de um terrorismo reivindicado por uma ínfima minoria de islamitas. Em França, os muçulmanos são as primeiras vítimas do islamismo radical”, conclui o responsável.

O racismo é visto como um perigo para a sociedade francesa por 74% dos inquiridos e é a escola a instituição considerada mais importante no combate à xenofobia. As associações anti-racistas e os políticos são as menos eficazes para os inquiridos.

Os meios que se devem privilegiar no combate ao racismo são as acções no terreno, nas escolas e locais de trabalho, (50%) e nos meios de comunicação (18%). Apenas 5% dos franceses considera que as manifestações devem ser a prioridade neste contexto.

 

 

 

Fonte: Publico.Pt

+ sobre o tema

O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

Na política e na vida, imagens importam. Neste domingo...

Kristen Stewart racista? Fãs negam discriminação no Twitter

Admiradores mobilizaram as redes sociais para refutar especulações...

O Brasil é um dos países mais racistas do mundo

O brasileiro é um jovem rebelde POR EDERGÊNIO VIEIRA, do...

Novo Código Penal: Sugestões relativas à questão racial são entregues ao relator Pedro Taques

  Um grupo coordenado pelo Ouvidor da Secretaria de Políticas...

para lembrar

O Negro e o Jazz nos EUA

Resumo O tema deste projeto se deu por um interesse...

Agressor de frentista haitiano faz ameaças após ser triturado pelo CQC

No último sábado, o Blog denunciou que o fanático...

Unicamp arma ofensiva contra atos de racismo no campus

Reitor vai montar Grupo de Trabalho e secretaria antirracismo,...

Carnaval fora de época, mas dentro do tom

Depois de um recesso forçado pela pandemia, o Carnaval...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=