Janete repudia casos de racismo no Distrito Federal

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) protocolou nesta terça-feira (18), na Frente Parlamentar de Direitos Humanos da Câmara Federal, ofício de repúdio aos dois casos de racismo ocorridos no Distrito Federal na sexta-feira (14).

O primeiro caso ocorreu com a manicure Tássia dos Anjos, que foi discriminada pela australiana Louise Stephanes Garcia Gaunth, funcionária da Central Energética de Brasília (CEB). Segundo testemunhas, Louise teria dito que não queria ser atendida por uma manicure negra.

No segundo episódio, a cobradora de ônibus Claudinei Gomes, foi xingada de negra ordinária e preta safada enquanto trabalhava na Viação Pioneira. Ela foi ofendida por não querer revelar o nome do motorista durante uma pane no ônibus.

Para a deputada Janete Pietá, os dois casos chamam a atenção pois tratam-se de mulheres negras, maiores vítimas da discriminação racial. “Outra questão é que a população negra quer uma resposta para estes crimes que crescem cada vez mais”, disse.

A parlamentar propôs que a presidenta da Frente Parlamentar, deputada Erika Kokay (PT-DF), envie sugestões ao governo do Distrito Federal e ao Ministério Público do Distrito Federal, tais como dar apoio e suporte psicológico e advocatício às vítimas de racismo; exigir punição imediata das agressoras; Implementação da Lei 10.639/03 em toda a rede de ensino público e privada, para o estudo das relações raciais, África e cultura afrobrasileira; estudo e divulgação da Lei 7.716/89 que caracteriza e pune os crimes de racismo, entre outros itens.

Assessoria Parlamentar

Fonte: PT na Câmara

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

Notícias da sala de aula: uma carta para a minha irmã

"Aprendi com a Bell Hooks que apenas a força...

A produção escrita dos jovens está piorando?

Estudo sugere que não. A era digital pode, inclusive,...

Garota responde bullying em escola com mensagens de carinho

Caitlin Prater-Haacke, uma aluna que vive no subúrbio de Calgary, no...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=