Após “adote bandido”, Sheherazade e SBT são denunciados por apologia ao crime – Por: Patrícia Moraes

O Ministério Público deverá investigar comentário polêmico da jornalista a pedido da deputada Jandira Feghali

A frase “adote um bandido” dita por Rachel Sheherazade no “Jornal do SBT” continua gerando polêmica. Nessa terça-feira (12), a deputada Jandira Feghali (RJ), líder do PCdoB na Câmara, entrou com representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a jornalista e o SBT pelo crime de apologia e incitamento ao crime, à tortura e ao linchamento, caracterizado no art. 287 do Código Penal.

A deputada solicitou a instauração de um inquérito para investigar o comentário de Rachel após decisão unânime da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concordar com a possibilidade de investigação criminal pelo Ministério Público.

Jandira sugere ainda que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) interrompa o repasse de verbas oficiais à emissora durante a investigação. Ao iG, o representante da parlamentar informou que a Secom deve aplicar pena administrativa de proibição dos repasses e a análise da própria concessão do canal ao SBT caso a jornalista e a emissora sejam condenadas. 

Em 2013, o SBT recebeu R$ 150 milhões da União por propagandas e campanhas federais. “É inaceitável que uma emissora que explora uma concessão pública veicule através da jornalista uma mensagem de incitação ao ódio e contra os direitos humanos”, destacou a parlamentar. Para a deputada, a movimentação é para evitar que a intolerância continue sendo disseminada na sociedade, evitando crimes e violações de direitos humanos.

Procurados pelo iG, Rachel Sheherazade e o SBT preferiram não comentar o assunto.

Com Danilo Gentili

No “The Noite” desta quarta-feira (12), previsto para ir ao ar a partir da meia-noite, Danilo Gentili recebe Sheherazade para conversar sobre as polêmicas recentes, sobre sua história e sua vida pessoal. Rachel, fã da banda Iron Maiden, ainda foi convidada pelo Ultraje a Rigor para dividir o palco com os músicos e cantar o hit “Nós Vamos Invadir Sua Praia” .

Entenda a polêmica

A apresentadora do “SBT Brasil” se posicionou em fevereiro sobre o caso do rapaz de 16 anos, que supostamente roubou, e, como punição, foi amarrado nu a um poste no Rio de Janeiro e espancado por um grupo chamado de “Justiceiros”. Entre os comentários, Rachel sugeriu que os defensores dos Direitos Humanos adotassem um bandido.

Após o episódio, o SBT abriu espaço em seu telejornal para que Rachel esclarecesse seus comentários e passou a inserir uma tarja com a palavra “Opinião” toda vez que um apresentador se manifesta. Na ocasião, a emissora fez questão de deixar claro, por meio do âncora Joseval Peixoto, que as opiniões dos apresentadores não refletem a posição do canal. 

 

Fonte:  iG

 

+ sobre o tema

para lembrar

Família luta por legado de Moa do Katendê, morto há 4 anos após discussão política

A escalada de violência por intolerância política, que agora assombra...

A violência gratuita de cada dia

  Daniel Moura, Dois dias antes da morte...

No Brasil, “Ferguson” acontece todos os dias

Nos últimos cinco anos, a polícia brasileira matou mais...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=