A bala perdida do pastor

A junção bala-bíblia-bonachão é o que define a receita distópica para 2022

Não há metáfora mais verossímil para o que está em jogo nas eleições de 2022 do que a da arma disparada, por pura imperícia e desrespeito às regras federais, pelo ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, pastor na religião bolsonarista, no aeroporto de Brasília na última segunda-feira (25). A junção bala-bíblia-bonachão é o que define a receita distópica para 2022.

Está tudo ali na cena do aeroporto: a bala, escondida pelo ex-ministro em sua pasta de documentos como quem esconde a pornografia fálica da nossa falência moral; a Bíblia, que na versão de Milton aprova a violência e mistura religião com o balcão de negócios de que é acusado instituir no MEC; o bonachão, que, por negligência, incompetência ou uma combinação de ambos, poderia ter lesionado o atendente da companhia aérea.

Engana-se quem pensa que se trata de um episódio isolado. A religião bonachona da bala se traduz, com Bolsonaro, em política pública. É o uso da Lei Rouanet, aprovado em abril deste ano, para que um livro sobre armas capte R$ 336 mil da indústria armamentista. É a política pró-violência bem-sucedida de Bolsonaro que conjuga, desde em 2019, duas frentes: de um lado, coloca mais armas na mão da população (dobrou a venda de munições em 2021 para os ditos caçadores, colecionadores e caçadores) e, de outro, flexibiliza o controle sobre armas e munições.

A arma do bandido que te mata na esquina mesmo depois de você se ajoelhar pedindo para não ser morto, como ocorreu no Jabaquara na última segunda-feira (25), é mesma a arma do policial que executa o morador pai de um bebê de quatro meses mesmo sem ele apresentar qualquer risco, como ocorreu em Jacarezinho no Rio de Janeiro no mesmo dia. Mais armas em circulação e menos controle sobre o uso das armas, por civis e por policiais, geram mais violência e insegurança.

A bala perdida do pastor não saiu pela culatra: na religião armamentista, a bala perdida tem destino certo e este destino somos nós.

+ sobre o tema

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

para lembrar

Quem tem deputado machista não precisa de inimigos

Quero fazer deste artigo um ato de repúdio contra...

Villa: viagem de Bolsonaro aos EUA é desastrosa

O colunista Marco Antonio Villa, que se notabilizou como...

Defesa de agenda doméstica por Bolsonaro na ONU mostra como Brasil apequenou política externa

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da...

TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível por mentiras e ataques ao sistema eleitoral

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria nesta sexta-feira (30) para...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Um samba de cor e de protesto

"Eu aprendi o português, a língua do opressor / Pra te provar que meu penar também é sua dor." Com versos tão cortantes quanto...
-+=