À beira do retrocesso

Os direitos humanos trazem a marca de seu tempo histórico e expressam processos sociais e lutas politicas. É neste contexto que adquire sentido e coerência o atual embate entre um pastor evangélico – presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados – e movimentos sociais que defendem o estado laico e secular, livre de interferências religiosas.

Por: Jacqueline Pitanguy

Chamo atenção menos para a figura individual do referido pastor e mais para o que ele representa: forças conservadoras que avançam no cenário político do Brasil, politizando a religião e buscando, a partir de dogmas, interpretações de textos sagrados e de crenças religiosas, interferir em leis, programas e prioridades de um Estado laico. Exercem papel desestabilizador da separação entre Estado e Igreja, pilar da República. Ameaçam o principio democrático de respeito à diversidade e aos direitos de cidadania, que devem ser exercidos de forma igual por todos, independentemente de diferenças de crenças, raça e etnia, gênero, orientação sexual. Nosso cenário me faz lembrar, com apreensão, o Oriente Médio, onde partidos religiosos como a Irmandade Muçulmana e os Salafistas, ainda mais conservadores, vêm ocupando espaços significativos nas instâncias políticas.

Vemos, no caso do Brasil, a interferência política constante e articulada de forças conservadoras religiosas, particularmente no campo dos direitos reprodutivos e sexuais, de forma a produzir retrocessos e paralisações no processo histórico de ampliação do alcance e do conceito de direitos humanos. Desde a Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948, a gramática destes direitos vem se expandindo. Pobreza, sexo, raça e etnia, orientação sexual, definiram, ao longo dos séculos, cidadãos de primeira e segunda categorias em uma clara negação do princípio universal de que o único requisito para a titularidade de direitos humanos seria o pertencimento à especie humana. Este quadro está se transformando. Como resultado de embates e negociações, a arquitetura dos direitos humanos vem sofrendo mudanças significativas, incorporando novos sujeitos de direitos e novas dimensões da vida em seu edifício. Tal arquitetura tem seus alicerces na ONU, em tratados, convênios, declarações, dentre outros instrumentos internacionais e regionais, e no marco normativo dos estados nacionais.

Entretanto, tudo que é sólido se desmancha no ar… Assistimos a um momento particularmente tenso e preocupante em nosso país, não só pela influência cada vez maior de atores que ameaçam a ampliação dos direitos humanos e propõem retrocessos, como pelas dinâmicas internas de negociação vigentes em nosso Congresso Nacional, que permitiram que se chegasse à situação atual de ameaça ao avanço dos direitos de cidadania para todos, iguais em direitos apesar de sua diversidade.

São estes direitos humanos que garantem toda e qualquer liberdade, inclusive a religiosa. Esperemos que o país consiga caminhar nesta direção, evitando retrocessos e ousando avançar.

Fonte: Clipping

 

+ sobre o tema

No Recife, Marina Silva sai em defesa de Marco Feliciano

“Feliciano está sendo mais hostilizado por ser evangélico que...

Condenado por atear fogo em índio Galdino passa em concurso e vira servidor

Depois de quitar dívida com a Justiça, um dos...

Maceió: Movimento negro denuncia ação de policiais à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos

Representantes do movimento negro, a professora universitária Franqueline...

I Fórum Direitos Humanos, Diversidade e Preconceito acontece nesta quarta-feira (16), na URCA

Começa nesta quarta-feira, na Universidade Regional do Cariri...

para lembrar

Classe média antipetista irá pagar em breve o preço de apoiar Temer

O colunista Jânio de Freitas, em artigo publicado na...

Campanha #MaisQueImigrante visa desconstruir xenofobia dos brasileiros

Até o fim do mês, projeto reunirá relatos, fotos...

Anistia Internacional e juízes criticam Estado brasileiro por mortes em Manaus

A Associação Juízes para a Democracia (AJD), criticou o...

Nova Política de Drogas com Nathália Oliveira

“Justificando Entrevista” começa neste 2017 com o debate mais...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=