Alunos cotistas de baixa renda terão cartão nos moldes do Bolsa Família, diz ministro

Mercadante reiterou ainda o compromisso em vincular 100% dos recursos do petróleo para educação

Por: Rafael Moraes Moura

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira, 29, que os alunos cotistas de baixa renda que ingressarem nas universidades públicas federais ganharão uma bolsa do governo federal, nos moldes do programa Bolsa Família.

“Vamos fazer uma política de assistência estudantil. Estamos ampliando alimentação, moradia e também uma bolsa, porque especialmente aqueles alunos com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 933) e vão fazer, por exemplo, Medicina, que é tempo integral durante seis anos, como vão terminar a faculdade se não tiverem uma renda?”, questionou o ministro a jornalistas, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.

“Vamos fazer uma bolsa para esses alunos que têm mais de cinco horas de jornada (de estudo) e baixa renda. O governo federal vai dar um cartão de crédito, eles vão ter uma renda direta, como é o Bolsa Família”, completou.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC) informou que prepara um pacote de medidas voltadas para os estudantes cotistas, que deve ser anunciado nas próximas semanas. O governo pretende aumentar os repasses para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que devem chegar a R$ 603 milhões no ano que vem – o valor não inclui a bolsa para os cotistas.

Mercadante também elogiou a adoção do sistema de cotas na USP, Unicamp e Unesp, conforme informou o Estado na segunda-feira. “É muito positivo que as universidades estaduais acompanhem o esforço das universidades federais e que a gente amplie as cotas”, afirmou Mercadante.

Conforme estabelecido pela Lei das Cotas, já no próximo vestibular as instituições federais terão de reservar no mínimo 12,5% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proporção deverá chegar a 50% das vagas dentro de quatro anos.

A Lei das Cotas estabelece ainda que 50% das vagas reservadas para alunos de escolas públicas serão reservadas a estudantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Questionado sobre a adoção das universidades estaduais de São Paulo após a sanção da Lei das Cotas nas federais, Mercadante respondeu: “É melhor, mesmo que depois, que (as universidades de São Paulo) cheguem (ao sistema de cotas), porque o Brasil precisa de políticas de inclusão nas universidades. Acho que vamos ajudar a mudar o Brasil. Estão de parabéns a USP, Unicamp, Unesp, por essa atitude, e vamos trabalhar juntos.”

Royalties

Mercadante reiterou ainda o compromisso em vincular 100% dos recursos do petróleo para educação. “O Plano Nacional de Educação não pode virar um Tratado de Kyoto (que tratava da redução de gases que provocavam o efeito estufa), todo mundo concorda, mas depois não cumpre. Para cumprir tem de ter uma fonte de financiamento e a única disponível são os recursos do pré-sal.”

 

 

Fonte: Estadão 

+ sobre o tema

Torcedor do Santos é condenado por racismo contra jogador que errou pênalti

A Justiça paulista condenou por injúria racial o torcedor...

Mais de 10 mil protestam na Itália contra racismo

Em Florença, um militante de extrema direita matou dois...

Denúncias de racismo e injúria racial aumentaram nos últimos 2 anos em PE

O número de queixas relacionadas a racismo e injúria...

RS é o segundo Estado que mais baixa conteúdos neonazistas na internet – por Marcelo Gonzatto

Trabalho de pesquisadora estima que há 42 mil simpatizantes...

para lembrar

História recente dez anos dos movimentos negros

Hamilton Cardoso Há uma década, apenas, em 1978 os movimentos...

Suecos se unem contra racismo em classificação para as oitavas

A Suécia comemorou muito a vitória por 3 a 0 e...

Jovem que morreu em ambulância após 4h de espera por atendimento é enterrado no ES

O adolescente Kevinn Belo Tomé da Silva, de 16 anos, foi...
spot_imgspot_img

SP: Condomínio é condenado após mandar homem negro para entrada de serviço

O condomínio de alto padrão Quinta do Golfe Jardins, em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a indenizar um homem negro em...

Três policiais são considerados culpados no caso de espancamento e morte de homem negro nos EUA

Três policiais acusados ​​de espancar o jovem afro-americano Tire Nichols, em 2023, foram considerados culpados por um tribunal federal, nessa quinta-feira, por manipulação de...

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...
-+=