As escolas estaduais “Professor Ademar de Vasconcelos”, de Salvaterra, e “Gasparino Batista da Silva”, de Soure, ambas na ilha do Marajó, participam, de 9 a 11 de maio, da “Semana Integrada de Combate ao Racismo”, programação elaborada em torno de um projeto pedagógico coordenado pelo professor Vinícius Darlan e que entra em sua terceira edição. A novidade este ano é que, pela primeira vez, as atividades acontecem de forma integrada e simultânea nas duas instituições de ensino.
O objetivo geral do projeto é provocar o debate sobre o fenômeno social do racismo, suas formas de operação e consequências. “Temos que ir além da lei federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Precisamos elevar a auto-estima, mexer com os sentimentos dos nossos alunos e da comunidade”, disse o professor Vinícius Darlan.
A programação encerrada no dia 11, com a tradicional “Caminhada de Combate ao Racismo”, com concentração a partir das 9h30, em frente à Escola Gasparino, em Soure. Em Salvaterra a concentração será a partir das 15h30, em frente à Escola Priofessor Ademar Vasconcelos.
Fonte: Agência Para