Aos 82 anos, morre o teórico cultural Stuart Hall

Um de seus livros mais conhecidos é “Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais”

O teórico cultural jamaicano Stuart Hall morreu aos 82 anos, devido a complicações de saúde. Ainda não há divulgação do horário da morte.

Hall cresceu em Kingston, na Jamaica, e estudou em Oxford, na Inglaterra, onde se estabeleceu como um dos principais sociólogos do país. O teórico foi convidado por Richard Hoggart a ser um dos pesquisadores do Centro de Estudos Culturais Contemporâneos, na Universidade de Birmingham, ainda 1964. Seis anos mais tarde, ele se tornou diretor do Centro.

– Sendo um negro de um país colonizado vivendo em Londres, Hall passa a se questionar a respeito das identidades culturais. Mais tarde, teóricos encontram nestes estudos uma fonte para tratar da globalização, ampliando estes estudos – explica Nilda Jacks, professora da Comunicação Social da UFRGS.

No Brasil, Hall é conhecido pelos livros Identidades Culturais na Pós-Modernidade e Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Tanto em sua carreira acadêmica como em debates públicos, o autor se preocupava em discutir as dimensões político-culturais da globalização e os movimentos anti-racistas.

– Hall não era propriamente o pai dos Estudos Culturais, mas teve um papel fundamental ao trazer novas leituras políticas e também ser um ativista – ressalta Nilda.

No ano passado, o intelectual ganhou um importante documento sobre sua vida: The Stuart Hall Project. Com imagens de participações de Hall na televisão e gravações de entrevistas em rádio, o filme é um documentário sobre sua vida, pensamento e ativismo.

Assista ao trailer de The Stuart Hall Project:

O pessimismo de Stuart Hall é um alerta importante para os rumos da esquerda na América Latina

 

 
 

Fonte: Zero Hora

 

+ sobre o tema

Kathleen Battle

&g Swing Low Sweet Chariot - Boys Choir...

Pai fica sem voz, mãe ‘chora junto’ e Sassá mal consegue falar após título

Por: Carol Oliveira Final da Superliga traz família Gonzaga...

Oscar: Academia aumenta participação de mulheres e negros

Comprometida em aumentar a representatividade e diversidade de seus...

Los Garífunas: mitad afro, mitad amerindios

Los garífunas son reconocidos por su forma sensual de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=