As Consequências da Inconsequência

Impossível ignorar o ocorrido no 9 de setembro. O dia em que um presidente da República do Brasil se rendeu a seu próprio mundo paralelo. Desnecessário dizer o quanto o governo Bolsonaro é ruim sob qualquer aspecto, e os números não mentem, nem permitem paixões, a favor ou contra, a administração de Jair Messias.

Economia, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infra-Estrutura, gestão da pandemia, combate à corrupção, combate ao crime organizado, geração de emprego, gestão hidro-energética, nada! Não há um único item em que os números digam “aqui o atual governo vai bem”, e isso é inédito na história. Bolsonaro bateu todos os recordes negativos possíveis para o cargo! É o pior presidente em todos os tempos da República desde sua proclamação em 15 de novembro de 1889, e pensando que tivemos golpes militares, ditaduras, Sarney com 3 planos econômicos fracassados em 4 anos, e Collor confiscando o dinheiro da poupança das pessoas, ainda assim, ser considerado pior que tudo isso não é pouca coisa! Entretanto, e apesar disso, Bolsonaro mantém um discurso onde, para os desatentos e para os fascistas da elite branco-cristã brasileira, o inimigo do Brasil era o “Comunismo”. Pessoas que não fazem a menor ideia do que é Comunismo, o enxergaram em qualquer partido, movimento, pessoa, espírito, desenho animado, qualquer coisa que fizesse o mais natural numa democracia: fazer oposição ao governo.

Movimentos sociais, como os Sem Teto e Sem Terra, movimentos de minorias sócioeconômicas, como o Feminismo, Movimento Negro e Movimento LGBTQIA+, partidos progressistas de esquerda e centro-esquerda, partidos de direita liberal, instituições da República protegidas pela Constituição Federal, como Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, o catolicismo e protestantismo progressista, as religiões de matriz africanas, artistas e políticos que romperam com o presidente no meio do caminho, por perceberem a incompetência, e/ou a corrupção, e/ou o extremismo fascista, todos foram colocados no balaio enorme chamado “Comunismo”, e a partir da premissa do nós contra eles, Bolsonaro iniciou e insuflou seus seguidores a uma cruzada em que todos estes atores mais 80% da população brasileira estavam errados e corrompidos, e apenas eles, os brancos-verde-amarelos-cristãos-conservadores-hétero-cis-armados, estavam certos.

O ápice desse surto coletivo aconteceu neste 7 de Setembro, data em que Bolsonaro convocou seus fanáticos a tomerem as ruas, e discursou bradando a quem quisesse ouvir que não mais obedeceria a ordens judiciais do Supremo, que convocaria o Conselho da República, expediente para casos como Estado de Sítio, e várias outras ameaças e bravatas. Seu séquito ouviu a tudo em êxtase, e muitos postaram videos comemorando o golpe, que sequer esteve perto de se consumar, como se já tivesse acontecido. Dois dias depois, o presidente covarde lança uma tal Carta À Nação, em que afirma que não é nada disso, que a intenção não era essa, e que tudo que foi dito no discurso, e nos últimos meses, foi no “calor do momento”.

E agora? Como está a mente dos nazi-latinos que acreditaram na proposta do delírio golpista? Há quem esteja chorando, literalmente, pois apostou tudo nessa loucura, abrindo mão de empregos, bens, economias, pra apoiar seu capitão, e há quem diga agora que Bolsonaro é fraco, um frouxo. O problema? Por um lado, um líder como Bolsonaro é extremamente perigoso, por ser um corrupto pateta e inapto. Por outro, essa horda com ódio, frustração e preconceitos mil, que viram em Bolsonaro um norte, pra onde convergir seus ressentimentos escravocratas e machistas estão, agora, no esquema barata voou: sem líder, sem direção, e decepcionados. Muitos deles, andam armados, e/ou pertencem às forças de segurança (polícias e guardas). O que será deles? E de nós, à mercê deles?


Clodoaldo Arruda é filósofo, rapper, produtor musical e ativista, no Hip Hop desde 1988, no feminismo negro desde 1992, através do Geledés-Instituto da Mulher Negra. Atualmente, é responsável pelo projeto multimídia Arruda Crônico, que inclui música rap, influência digital, programas online, além de palestras, aulas e debates, sobre temas que pertençam aos escopos da Filosofia, Política, Cultura e Comportamento.

Páginas:

Facebook: https://www.facebook.com/arrudacronico

Instagram: https://www.instagram.com/arrudacronico/

Twitter: https://twitter.com/arrudacronico

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/arrudacronico/

Canal:

YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCcRRDmcxWp1Ir2Gm7XX2aug

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

A Mulher Rei: reescrevendo narrativas, rumo à colonização reversa

Grandes produções de Hollywood tendem a fazer com que...

Bichas pretas afeminadas: sem direitos, silenciadas na escola e sozinhas na vida

Tem algum tempo que venho me dedicando a escrever...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Mercados de exclusão: racismo e sexismo em propagandas de alimento infantil no século XIX

O estabelecimento da industrialização provocou mudanças profundas nas sociedades...

para lembrar

COVID-19 e seu impacto nas comunidades negras nos Estados Unidos e no Brasil

A COVID-19 tem exercido um impacto devastador, e as...

Oscar, Política e Música: A arte e nosso tempo

A música Fight For You, da H.E.R. que ganhou...

Possíveis fases de uma vida lésbica: do medo de magoar os outros ao medo de magoar-se

Muitos de nós, LGBTQIA+, precisaram passar por uma espécie...

Um Solo Para Solano – Espetáculo faz um mergulho na obra do poeta Solano Trindade

2016 já é um ano especial. Comemoro 15 anos...

Cidade de São Paulo terá, a partir deste ano, a Marcha dos Orixás

A partir deste ano, a cidade de São Paulo ganhará um novo e importante evento que fará parte do seu Calendário Oficial. Trata-se da...

Um Rio Negro. Escravidão e Liberdade no Rio de Janeiro do século XIX

A leitura desta frase pode causar certa estranheza para quem conhece o Rio de Janeiro apenas pelos cartões postais. Para os que possuem um...

Novos Rumos na Lei de Racismo (Lei 7716/89): Aprovação do PL 4566/2021

O Projeto de Lei 4566/2021 introduziu significativas mudanças aos crimes de racismo até então regidos no plano infraconstitucional pela Lei 7716/1989 e pelo Art....
-+=