Foz do Iguaçu é cidade mais violenta para jovens pelo segundo ano

Por: Fabricia Peixoto

 

A cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, ficou pelo segundo ano seguido no topo da lista das localidades onde os adolescentes têm a maior probabilidade de ser assassinados, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira.

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Unicef.

O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) expressa o número de adolescentes que, tendo chegado à idade de 12 anos, não alcançará os 19 anos porque terá sido vítima de homicídio.

Em Foz do Iguaçu, esse índice é de 11,8 para cada mil habitantes, com base em dados de 2007. Houve, portanto, uma piora em relação ao levantamento do ano passado (referente a 2006), quando o IHA da cidade paranaense havia ficado em 9,7.

A lista das cidades mais violentas para um adolescente segue com Cariacica (ES), Olinda (PE), Recife (PE), Maceió (AL), Itaboraí (RJ) e Vila Velha (ES).

Como o estudo ainda está em sua segunda edição, os pesquisadores ponderam que ainda é cedo para identificar qualquer tendência. Feita a ressalva, é possível observar que houve uma piora no IHA médio do país, que saiu de 2,51 para 2,67, um aumento de 6%.

Ainda de acordo com o levantamento, que pesquisou 266 municípios, estima-se que o número de adolescentes assassinados entre 2007 e 2013 chegue a quase 33 mil, caso as condições que prevalesciam nessas cidades, em 2007, não mudem.

 

Fonte: BBC

+ sobre o tema

Eficiência e eficácia em políticas específicas

É uma ingenuidade defender que um determinado órgão conquiste...

‘Índio, não, indígena’: Funai agora é Fundação Nacional dos Povos Indígenas

O projeto de renomeação de leis e instituições são...

para lembrar

Afroempreendedores revolucionam o ambiente de negócios brasileiro

Maior evento de empreendedorismo negro da América Latina acontece...

Anemia falciforme é problema cada vez mais grave, diz especialista

Por Fábio de Castro Doença hereditária que causa malformação das...

Evento dedicado a mulheres negras chega a SP, BH e Recife

A ideia é empoderar através do conhecimento sobre diversos...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=