Evento dedicado a mulheres negras chega a SP, BH e Recife

A ideia é empoderar através do conhecimento sobre diversos temas, como segurança virtual, escrita criativa, rap, poesia, audiovisual, entre outros

Do AzMina 

O Blogueiras Negras irá promover, a partir deste final de semana, o “Encontrão Blogueiras Negras”, com reuniões em Recife, São Paulo e Belo Horizonte. O intuito é discutir novas práticas de combate à violência contra as mulheres, ao racismo e à misoginia, na internet e fora dela. O espaço é construído para mulheres negras e relacionado com as questões trazidas pelo feminismo negro.

As oficinas buscam promover o empoderamento das mulheres participantes através do conhecimento sobre diversos temas, como segurança virtual, escrita criativa, rap e poesia, audiovisual, criação de blog e produção de fanzine; todos como meios de ativismo através das redes e outras ferramentas da comunicação.

Além das oficinas, o evento englobará atrações culturais e uma creche para as mães que quiserem participar das oficinas, com apresentações de filmes e leituras para as crianças; além da Feira das Pretas, voltada exclusivamente para mulheres negras empreendedorasque queiram expor suas produções e vendê-las durante o evento.

O primeiro encontrão será o de Recife, nos dias 22 e 23 de outubro no Museu da Abolição, e contará com Jéssica Ipólito, do blog Gorda e Sapatão, e Rayza Oliveira, do Cine club Bamako. Em São Paulo, a reunião ocorrerá nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro Cultural da Juventude, e em Belo Horizonte será nos dias 12 e 13 de dezembro, ainda sem local definido.

Mulheres do Blogueiras Negras, Blogueiras Feministas e Mulheres Trans têm desconto nas inscrições. Você pode se inscrever aqui.

* Você sabia que pode reproduzir tudo que AzMina faz gratuitamente no seu site, desde que dê os créditos? Saiba mais aqui.

+ sobre o tema

Denise Correia: “Corre sangue bom na veia dessa nêga”

A cantora e atriz paranaense Denize Correia conta sobre...

Exposição apresenta Carolina de Jesus para além de “Quarto de despejo”

“O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou...

Cenas de Viver a Vida criam indignação em mulheres negras

Prezado Manoel Carlos. Como jornalista e escritora entendo os...

Myriam Taylor quer “ocupar” a televisão portuguesa com diversidade

Um cigano “normalmente usa gel no cabelo”, é “vaidoso”...

para lembrar

Eu me levanto!

É  assim que muit@s de nós, do povo preto,...

Por que alguém pensaria numa nova versão de “Love Story” só com negros?

Um diretor de teatro anunciou que comporá elenco do...

Autora e autoridade da própria história

'Aprendi mais com o candomblé do que na universidade',...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=