Brasil é quarto país mais desigual da América Latina, segundo ONU

Região tem mais milionários do que em outras áreas do mundo

A América Latina se mantém como a região do mundo com maior desigualdade de renda, e o Brasil aparece em quarto, apesar das melhorias nesse setor na última década, informou nesta quarta-feira (24) uma fonte do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Segundo dados do PNUD, Honduras, Bolívia, Colômbia, Brasil e Chile são os países mais desiguais por renda. Já as nações de menos desigualdade são Nicarágua, Argentina, Venezuela, Uruguai, Jamaica e Peru.

Em uma entrevista coletiva, o coordenador do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano da Colômbia 2013, anunciou que “a América Latina continua sendo a região do mundo que tem, de longe, a mais alta desigualdade.

Essa circunstância se mantém, embora na América Latina, “pela primeira vez em quatro décadas”, durante os dois últimos anos a desigualdade na distribuição de renda “tenha diminuído”, o que não aconteceu em nenhuma outra parte do mundo, destacou Gómez.

Segundo o assessor do PNUD, que apresentou no Panamá o Relatório Mundial de Desenvolvimento, a desigualdade na América Latina se deve ao fato de ser a região com mais milionários do que em outras áreas do mundo.

Na região, em seu conjunto, “a desigualdade diminuiu” e isso “deve ser comemorado e valorizado”, comentou o representante do PNUD.

A queda na desigualdade se deve, principalmente, ao aumento no nível educacional, à melhora no sistema de saúde e a um maior acesso ao emprego, além dos programas públicos de transferência de renda.

 

Fonte: R7

 

Leia Também: 

Sementes do mal

+ sobre o tema

Como é bom ser civilizado

Os Estados Unidos frequentemente são apontados como modelo a...

Xaolin da Rocinha critica em artigo vaias à Dilma

Antonio Xaolin, líder comunitário da Rocinha, escreveu artigo para...

Lá vem! ‘Em Família’: Luiza briga na praia para defender Alice

" Lá vem! A sindrome de Princesa Isabel das heroínas...

para lembrar

I Seminário da Diversidade Étnico-Racial reúne intelectuais indígenas e quilombolas na UFPA

A Universidade Federal do Pará vai realizar nos dias 1º e...

Oportunidade de Trabalho – Lista

Supervisão de Depto. Pessoal. Empresa: DELL ...

ONU assina com Beyoncé promoção do Dia Mundial da Ajuda Humanitária

As Nações Unidas contrataram a cantora Beyoncé para que...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=