Brasil não é uma sociedade com democracia racial, diz antropólogo

Para Kabengele Munanga, enquanto o país não admitir o racismo estrutural será difícil enfrentar o genocídio negro

Da

 

Nos últimos 20 anos, o número de jovens negros assassinados aumentou 429%. A cada 100 assassinatos, 75 vítimas são negras. Entretanto, combate à violência contra a população negra parece não comover autoridades brasileiras (Foto: TVT)

São Paulo – Para o antropólogo brasileiro-congolês Kabengele Munanga, enquanto é um mito dizer que o Brasil vive uma democracia racial. Na opinião dele, enquanto o país não admitir o racismo estrutural presente na sociedade e os dados de violência contra população negra aumentarem, será difícil enfrentar o genocídio negro.

Nos últimos 20 anos, o número de jovens negros assassinados aumentou 429%. A cada 100 assassinatos, 75 vítimas são negras. Entretanto, o combate à violência contra a população negra parece não comover autoridades brasileiras. Este foi o tema da palestra do professor da USP no 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim).

“A sociedade brasileira não é uma sociedade com a democracia racial porque nós convivemos com vários tipos de preconceito e discriminação, o que desemboca numa ideologia chamada racismo. O racismo brasileiro tem suas peculiaridades e um dos problemas é a negação de sua existência”, afirma o antropólogo, em entrevista ao repórter Jô Miyagui, da TVT.

A advogada Dina Alves fez tese de doutorado sobre as mulheres negras e o sistema de justiça do Brasil, na qual concluiu que a justiça é igualmente racista com as mulheres. “Nos últimos 14 anos, por exemplo, a gente percebe uma explosão das taxas de encarceramento das mulheres. Fazer esse recorte racial no sistema de justiça criminal é provar o racismo estrutural”, argumenta.

Kabengele acrescenta ainda que as prisões são a maior expressão do racismo e o capitalismo acentua a parcialidade do sistema de justiça. ““O capitalismo cria as classes sociais e se não tivesse classes sociais todo mundo teria, igualmente, o direito à justiça. A justiça funciona, relativamente, para quem paga caro por ela.”

De acordo com os pesquisadores, a primeira atitude para combater o racismo é admitir a existência do problema. Se a população e as autoridades ignoram o racismo, não há como fazer políticas públicas para combatê-lo. Nesse sentido, o governo Bolsonaro seria um problema no enfrentamento desta questão, afirmam os especialistas. “O Jair Bolsonaro vem para oxigenar essas relações racistas, esse projeto genocida no Brasil. Juntamente com o ministro Sergio Moro e o pacote anticrime, acredito que é o oxigênio para colocar em curso esse projeto genocida histórico”, criticou Dina.

O IBCCrim realiza, desde terça-feira (27), o 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, com o tema “As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos”. O objetivo é debater a politização do Judiciário e as violações cometidas contra a democracia brasileira, com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

 

Leia Também:

Democracia racial: mito ou realidade?

Que democracia racial é essa?

+ sobre o tema

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

para lembrar

Cem entidades denunciam Brasil na ONU por morte de Marielle Franco

Mais de cem ONGs e entidades internacionais se unem para denunciar...

A política urbana que matou Marielle Franco

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco completa um...

Companheira de Marielle pede justiça em audiência da CIDH

Quase dois meses após a execução, em circunstâncias bárbaras,...
spot_imgspot_img

Não é mentira: nossa ditadura militar também foi racista

Em meio às comemorações da primeira e mais longeva Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824 – um documento que demonstra a pactuação...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=