“Casamento e Mulheres Negras: Leis versus Demandas”

“Para quem o Direito de Família foi pensado? E quais tem sido as consequências da sua aplicação? Pensando nisso, Julia dos Santos Drummond escreveu este livro, fruto de sua dissertação de mestrado, para você, estudante negra(o) de direito.

Com uma escrita forte e sincera, Julia rompe as barreiras do que conhecemos como saber acadêmico através de um criterioso e sensível estudo. É pioneira ao investigar de que maneira as mulheres negras são protegidas, ou não, pelo Direito de Família brasileiro e suas expectativas familiares.

A autora realizou um levantamento bibliográfico e pesquisa qualitativa para perguntar às mulheres negras como constituem suas relações afetivas, quais são suas demandas familiares atuais e qual a qualidade do seu acesso à Justiça.

A cadência de sua escrita, afiada e envolvente, denuncia os arroubos vividos por mulheres negras através da história e delineia os caminhos da construção do que se entende por afetividade.

A autora fala em primeira pessoa e alcança a subjetividade de todas, construindo um diálogo que a permite produzir ciência e falar sobre e para si mesma. É desta reflexão magnética que nascem novos saberes. Esta obra não é somente um estudo acadêmico, temos aqui uma reflexão Sankofa, conceito dos povos Akan que significa “nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás”.

Amarilis Costa – Advogada. Mestra em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – USP.

SOBRE A AUTORA

 

Julia Drummond nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de julho de 1992. Morou em Natal/RN dos 13 aos 19 anos e se mudou para São Paulo em 2011, onde concluiu o curso de direito na Universidade de São Paulo e ajudou a fundar o coletivo antirracista Quilombo Oxê. Hoje, com 27 anos, é advogada, pesquisadora e mestra em Direitos Humanos pela USP. Inspirou-se na luta antirracista e feminista para escrever a dissertação de mestrado, fruto também da sua afinidade com o direito de família. Sente falta do calor do Rio, mas se resignou com a loucura paulistana, onde mora com seus 3 gatos.

O LIVRO

O livro é resultado da minha dissertação de mestrado, desenvolvida na faculdade de Direito da USP, concentração em Direitos Humanos.

Durante a pesquisa, levantei bibliografia sobre a história das mulheres negras e suas famílias ao longo de fins do século XIX até os dias atuais, sintetizei as principais alterações no Direito de Família e fiz uma pesquisa empírica online com mulheres negras acerca de suas demandas afetivas, familiares e jurídicas.

Concluo que, no recorte qualitativo investigado, houve especificidades quanto à vontade de constituir família, incluindo casamento, união estável e filhos(as).

Esta é uma obra inovadora, que traz um olhar de raça e gênero para um ramo do Direito normalmente associado à tradição europeia-ocidental cristã. Sendo assim, torna-se importante para operadores(as) do direito, assim como pesquisadores(as) e pessoas interessadas em entender a relação entre as normas envoltas no Direito de Família e as consequências sobre as mulheres negras brasileiras.

O livro pode ser adquirido neste link: http://bit.ly/casamentomulheres
Valor: R$ 64,90, em até 3x.

Ao adquirir o livro, além de receber uma obra de extrema relevância para o direito e o feminismo interseccional, você ainda ajuda a autora, Julia dos Santos Drummond, a financiar a sua produção. A meta é atingir 100 vendas.

E aí, que tal adquirir o seu e espalhar essa novidade por aí?

Vamos incentivar a escrita e produção acadêmica negra?

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Festival Latinidades: racismo persiste no Brasil, reforçam ativistas

Mesmo com a conquista de direitos civis, o racismo...

A blogosfera materna se silenciou

Há alguns dias foi publicado o vídeo com a...

Tereza de Benguela, uma heroína negra

Dia 25 de julho é data para celebrar o...

Slams movimentam as periferias de Salvador (BA)

Nas rimas, os problemas sociais são trazidos ao público...
spot_imgspot_img

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=