Caso Jandira: especialistas em saúde pública afirmam que aborto precisa ser debatido

Especialistas em saúde pública afirmaram que o aborto é um tema que precisa ser debatido por autoridades e pela população. Para a médica Ligia Bahia, do Laboratório de Economia da Saúde da UFRJ, casos como o de Jandira poderiam ser evitados.

— O caso de Jandira é um exemplo do que chamamos de aborto inseguro. É aquele realizado fora de uma unidade médica credenciada. No Brasil, pelo fato de o aborto ser ilegal, a intervenção realizada em clínicas clandestinas é a mais comum. As mulheres se colocam numa situação de extremo risco quando se submetem a esse tipo de operação — disse Ligia.

A médica enfatizou que o aborto inseguro vem provocando graves consequências na rede pública:

— Hospitais fazem muitos atendimentos por conta de complicações de aborto. O ideal seria a sociedade debater esse tema sem ideologia, focando apenas a grave questão de saúde pública.

O presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, Marcelo Burla, chamou a atenção para os riscos de um procedimento como esse:

— Um aborto ilegal abre possibilidades para infecções e hemorragias, e não faltam casos de imperícia que resultam na permanência do feto no útero. Não há mais como defender a falta de debate sobre o tema.

Em nota, Ana Rocha, titular da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do município do Rio, se manifestou sobre o caso de Jandira: “Não podemos ficar indiferentes à morte de mulheres, seja qual for a situação’’.

Marta Dantas, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do governo estadual, informou que o Hospital-Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, o Hospital da Mãe, em Mesquita, e o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, têm serviços de contracepção de emergência e fazem encaminhamentos para programa de planejamento familiar da Secretaria de Saúde.

Fábio Teixeira

 

 

Fonte: Agência Patricia Galvão

+ sobre o tema

Feministas apoiam nova ministra e aguardam debate sobre aborto

Para representantes de entidades ligadas às causas feministas, escolha...

Mulheres realizam atos alertando para os problemas decorrentes da proibição do aborto

Segunda-feira (28) é marcada pelo Dia de Luta pela...

O uso do crack na gestação causa sérios riscos ao feto

Aumento do consumo do crack entre mulheres e as...

O Curso Saúde da População Negra para a desconstrução do Racismo Institucional no SUS

Dentre todos os agravos que impactam a saúde da...

para lembrar

9 razões para ser feminista

"Tornei-me feminista como uma alternativa a ter que me...

Conheça o coletivo de advogadas que já atendeu centenas de mulheres gratuitamente

Era início de abril quando a advogada baiana Laina...

“Nunca esqueceremos”, foi a promessa deixada às meninas de Chibok

No dia em que se cumpriu o primeiro aniversário...

Pare de querer consertar os homens com quem você se relaciona

É, amor, eu sei que você é tão viciada...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=