Caso Jandira: especialistas em saúde pública afirmam que aborto precisa ser debatido

Especialistas em saúde pública afirmaram que o aborto é um tema que precisa ser debatido por autoridades e pela população. Para a médica Ligia Bahia, do Laboratório de Economia da Saúde da UFRJ, casos como o de Jandira poderiam ser evitados.

— O caso de Jandira é um exemplo do que chamamos de aborto inseguro. É aquele realizado fora de uma unidade médica credenciada. No Brasil, pelo fato de o aborto ser ilegal, a intervenção realizada em clínicas clandestinas é a mais comum. As mulheres se colocam numa situação de extremo risco quando se submetem a esse tipo de operação — disse Ligia.

A médica enfatizou que o aborto inseguro vem provocando graves consequências na rede pública:

— Hospitais fazem muitos atendimentos por conta de complicações de aborto. O ideal seria a sociedade debater esse tema sem ideologia, focando apenas a grave questão de saúde pública.

O presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, Marcelo Burla, chamou a atenção para os riscos de um procedimento como esse:

— Um aborto ilegal abre possibilidades para infecções e hemorragias, e não faltam casos de imperícia que resultam na permanência do feto no útero. Não há mais como defender a falta de debate sobre o tema.

Em nota, Ana Rocha, titular da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do município do Rio, se manifestou sobre o caso de Jandira: “Não podemos ficar indiferentes à morte de mulheres, seja qual for a situação’’.

Marta Dantas, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do governo estadual, informou que o Hospital-Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, o Hospital da Mãe, em Mesquita, e o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, têm serviços de contracepção de emergência e fazem encaminhamentos para programa de planejamento familiar da Secretaria de Saúde.

Fábio Teixeira

 

 

Fonte: Agência Patricia Galvão

+ sobre o tema

Política social do governo para mulheres fracassa

Por ignorância, incompetência, má-fé — ou tudo isso junto...

Os desafios e as lutas das mulheres, hoje. Entrevista especial com Darli Sampaio

"Eu gostaria de homenagear o rosto jovem da adolescente,...

Prêmio literário para mulheres é lançado no Planalto

O governo federal lançou nesta quarta-feira (5) o Prêmio...

Mulheres na ditadura: Sem adjetivos

BRASÍLIA - "Eu sabia que estava com um cheiro...

para lembrar

“É feminista, mas usa salto alto e faz depilação”

Nosso combate não implica negação absoluta dos padrões dominantes....

Jovem é agredido e queimado vivo em ritual de purificação de gays em BH

Um jovem gay de 19 anos foi brutalmente torturado em...

Mostra fotográfica exibe identidade negra das mulheres em Juiz de Fora

Exposição ficará até 11 de abril no saguão da...

Prefeito de Roma aprova casamentos gays e enfurece Igreja

Um casal gay, casado oficialmente fora da Itália, posa...
spot_imgspot_img

Aborto é legalizado em 77 países mediante apenas solicitação; confira quais

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, marcou para sexta-feira (22) o julgamento da descriminalização do aborto. Apesar de polêmica, a questão já é regulada...

Descriminalização do aborto até 12 semanas entra na pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para a próxima sexta-feira (22) o início do julgamento que trata sobre a descriminalização do aborto...

Exaustão crônica reflete o mal-estar contemporâneo

Em 1974, Herbert Freudenberger usou o termo "burnout" para descrever o crescente número de casos de colapso físico ou mental causado pelo excesso de...
-+=