CBF vai lançar aplicativo para denúncia de casos de racismo

A entidade divulgou no domingo a campanha de conscientização ‘Somos Iguais’ que tem a intenção de repudiar casos de racismo no futebol

 A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou uma campanha de combate ao racismo no último domingo (20). Com o slogan ‘Somos Iguais’, ela inclui a criação de um aplicativo para dispositivos móveis que permite denunciar atos de discriminação em eventos esportivos.

Segundo a CBF, a intenção da campanha “é a conscientização e o repúdio sobre qualquer ato de preconceito, seja racial, econômico, religioso, social, sexual, dentre outros”. A entidade ainda não anunciou quando o aplicativo será lançado, mas a intenção é que as denúncias feitas pelos torcedores ainda de dentro do estádio sejam encaminhadas para as autoridades competentes.

A campanha foi idealizada após casos de racismo contra os jogadores Tinga, do Cruzeiro, Arouca, do Santos, além do árbitro Márcio Chagas da Silva. Os três foram vítimas de preconceito racial neste ano e são garotos-propaganda da ação da CBF.

Tinga, Arouca e Márcio fazem parte do vídeo divulgado pela entidade que comanda o futebol no Brasil para conscientização em torno do racismo. O texto foi elaborado pelo jornalista Mauro Beting e vai ser exibido em telões de estádios no país, inclusive antes dos amistosos feitos pela seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo.

Além do vídeo e do aplicativo, os jogos com transmissão da televisão aberta devem ganhar atenção. Antes do início dos jogos, faixas com a mensagem da campanha serão levadas para o campo e dez bolas personalizadas com o logo ‘Somos Iguais’. Nelas haverá a frase ‘faça um selfie com a bola usando #somosiguais e sua foto poderá aparecer nas redes sociais da CBF’, estimulando os torcedores a participar da ação.

Em todos os jogos das séries A e B do campeonato brasileiro, os árbitros usarão um patch com o logo da campanha e placas de publicidade em torno do campo também exibirão a marca ‘Somos Iguais’. Nos dois jogos da seleção brasileira antes da Copa do Mundo, as ações de conscientização devem se repetir.

Veja abaixo o vídeo da campanha:


Fonte: correio24horas

+ sobre o tema

Comentário racial de apresentador de TV sobre Obama repercute nos EUA

'Esqueci que ele era negro por uma hora', afirmou...

Juíza manda prender cidadão negro e pobre por estar na calçada do fórum; veja vídeo

A juíza Yedda Christina Ching-san Filizzola, do Plantão Judiciário...

Confederação Brasileira de Ginástica afasta ginastas envolvidos em escândalo de racismo

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, que...

para lembrar

“Segurança pública no Brasil é pautada pelo modelo da guerra”

O ano de 2016 representou um retrocesso na questão...

Quartas de final terá combate ao racismo

Capitães lerão mensagens da Fifa contra a discriminação antes...

Casal acusa Starbucks de racismo contra sua filha, confundida com pedinte

O casal Jorge e Tatiane Timi acusa a cafeteria...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=