Centro Cultural do Brasil fala sobre cinema africano

 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília exibe, desde terça-feira, a mostra do cinema africano “Diálogos Africanos – Um Continente no Cinema”, com filmes de Angola, África do Sul, Senegal, Cabo Verde, Marrocos, Guiné-Bissau, Argélia, Burkina Faso e Nigéria, informou a organização na sua página online.

A programação traz 20 obras que mostram a realidade africana, a partir de quatro perspectivas – filmes realizados no continente, filmes realizados em co-produção internacional, filmes produzidos por estrangeiros sobre África e filmes realizados por africanos exilados ou descendentes. “A ideia é seleccionar filmes que procuram estabelecer diálogos com África, seja entre países do continente, seja de nações africanas com outras, especialmente europeias”, diz a curadora da mostra, Carolin Overhoff Ferreira, professora de cinema contemporâneo da Universidade Federal de São Paulo, que estuda a produção audiovisual africana desde 2000.

Carolin Overhoff Ferreira afirma que a diversidade cultural do continente africano faz com que não seja possível identificar uma única estética cinematográfica, mas acrescentou que a colonização e, principalmente, o processo de descolonização é ainda uma temática com forte influência nos 37 países africanos, de um total de 54, que produzem longas-metragens.

“De uma forma ou de outra, eles lidam com o facto de que são nações muito recentes e isso reflecte-se no cinema. Angola, por exemplo, teve um renascimento cinematográfico a partir de 2004, isso porque o país estava em guerra civil até 2002, o que comprometeu a produção audiovisual”, disse.

No sábado, a curadora participa num debate no CCBB sobre o uso de filmes africanos no ensino da história afro-brasileira. A entrada para o debate, assim como para a mostra, é gratuita.

“É um cinema pouco conhecido não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Mas ele é importante, especialmente para o nosso país, pelas ligações históricas”, rematou.

 

 

Fonte: Jornal Angola

+ sobre o tema

Ronaldo se aposentará no fim de 2011

Atacante de 33 anos estreia amanhã na Libertadores e...

Quilombolas repudiam pacote de obras anunciado para o oeste do Pará

Os projetos, que incluem hidrelétrica no Rio Trombetas, extensão...

para lembrar

Os olhares de enfado das filhas de Obama tornaram-se assunto de Estado

"Queridas Sasha e Malia, percebo que estão ambas naqueles...

Alemanha reconhece que cometeu genocídio na Namíbia

A Alemanha reconheceu pela primeira vez que cometeu um...

Idris Elba pode ser o primeiro James Bond negro do cinema

Em uma entrevista concedida aos fãs através do site ...
spot_imgspot_img

Graciela Soares se inspira na obra de Carolina Maria de Jesus para o lançamento de single inédito

A partir do 7 de junho, a cantora e compositora Graciela Soares apresenta nas principais plataformas de áudio o seu primeiro single autoral Despejo, confira o link do...

Da fofoca às janelas do Brasil, exposição evidencia africanidade que vive em nós

Depois da fofoca e de um cafuné no meu caçula, tentei tirar um cochilo, mas terminei xingando uma cambada de moleques que cantavam "Tindolelê" na rua. A frase ficou meio maluca, mas essa loucura tem seu método...

SP: mostra de cinema Léa Garcia – 90 Anos celebra obra da artista

A mostra inédita Léa Garcia - 90 anos, que começa neste sábado (25), celebra a obra da renomada artista do cinema nacional, que morreu em...
-+=