Chefes africanos definem linhas gerais de missão em Mali

Plano de intervenção enviará 3.3000 efetivos para ajudar a retomar controle do norte do país

 

Bamaco – Os chefes do Estado-Maior da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) definiram nesta terça-feira em Bamaco as linhas gerais da missão militar de apoio ao Governo de Mali, embora ainda tenham trabalho a fazer amanhã.

Os dirigentes militares dos 15 países da Cedeao permaneceram quase 12 horas reunidos para finalizar o plano de intervenção dos 3.300 efetivos que deverão ser enviados para ajudar o Exército malinês a retomar o norte do país, em poder de rebeldes salafistas desde junho passado.

Segundo várias fontes, além da estratégia, as discussões giraram em torno do orçamento da operação, da logística e também da forma como superar as diferenças linguísticas entre os diferentes membros da missão.

Enquanto os chefes militares da Cedeao continuam suas discussões, o Exército francês continua sua ofensiva e os bombardeios aéreos nas duas frentes abertas contra os rebeldes armados.

Na região de Mopti, no centro-leste do país, as forças malinesas, com o apoio de tropas francesas, conseguiram conter o avanço do grupo salafista Ansar al-Din, embora, segundo reconheceram hoje as autoridades francesas, a cidade de Konna, tomada pelos insurgentes na semana passada, ainda não pôde ser totalmente controlada pelo Exército malinês.

Por outro lado, na frente aberta na província de Segú, no centro do país, os radicais islâmicos continuam entrincheirados na cidade de Diabali, na qual irromperam ontem.

No último dia 7, os grupos salafistas que controlam o norte do país desde junho lançaram uma ofensiva contra território sob influência do Governo de Bamaco e tomaram a cidade de Konna.

Incapaz de frear a ofensiva, o Exército malinês solicitou a intervenção da França, que assegurou que se manterá no país até que se desdobrem as forças africanas e a situação se estabilize.

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Tendência: Chapéu aba larga

Está aí uma peça do vestuário masculino que adoraria...

Lágrima Rios

Nombre: Lida Melba Benavídez Tabárez Nacimiento:...

Cabeleira afro volta à moda na Copa após sucesso nas décadas de 60 e 70

Estrelas brasileiras, de seleções africanas e até da Bélgica...

Michelle Obama cai na dança ao som de Beyoncé em visita a escola americana

Michelle Obama, primeira dama dos Estados Unidos, caiu na...

para lembrar

Os Editais do MinC e o espírito do direito – Nei Lopes

“O Direito é a arte de atribuir a cada...

Serena Williams vence em Pequim e garante volta ao topo do ranking mundial

Fonte: Globoesporte - A americana Serena Williams garantiu...

Igreja excomunga padre por defender homossexuais

Padre Beto foi expulso da Igreja Católica por ferir...

Reino Unido vai bloquear acesso à pornografia

Medida pretende impedir que crianças acessem conteúdo inadequado...
spot_imgspot_img

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...
-+=