Chefes africanos definem linhas gerais de missão em Mali

Plano de intervenção enviará 3.3000 efetivos para ajudar a retomar controle do norte do país

 

Bamaco – Os chefes do Estado-Maior da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) definiram nesta terça-feira em Bamaco as linhas gerais da missão militar de apoio ao Governo de Mali, embora ainda tenham trabalho a fazer amanhã.

Os dirigentes militares dos 15 países da Cedeao permaneceram quase 12 horas reunidos para finalizar o plano de intervenção dos 3.300 efetivos que deverão ser enviados para ajudar o Exército malinês a retomar o norte do país, em poder de rebeldes salafistas desde junho passado.

Segundo várias fontes, além da estratégia, as discussões giraram em torno do orçamento da operação, da logística e também da forma como superar as diferenças linguísticas entre os diferentes membros da missão.

Enquanto os chefes militares da Cedeao continuam suas discussões, o Exército francês continua sua ofensiva e os bombardeios aéreos nas duas frentes abertas contra os rebeldes armados.

Na região de Mopti, no centro-leste do país, as forças malinesas, com o apoio de tropas francesas, conseguiram conter o avanço do grupo salafista Ansar al-Din, embora, segundo reconheceram hoje as autoridades francesas, a cidade de Konna, tomada pelos insurgentes na semana passada, ainda não pôde ser totalmente controlada pelo Exército malinês.

Por outro lado, na frente aberta na província de Segú, no centro do país, os radicais islâmicos continuam entrincheirados na cidade de Diabali, na qual irromperam ontem.

No último dia 7, os grupos salafistas que controlam o norte do país desde junho lançaram uma ofensiva contra território sob influência do Governo de Bamaco e tomaram a cidade de Konna.

Incapaz de frear a ofensiva, o Exército malinês solicitou a intervenção da França, que assegurou que se manterá no país até que se desdobrem as forças africanas e a situação se estabilize.

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Crianças no Candomblé – 21 Imagens e 21 Motivos

O Professor Dr. Sidnei Barreto Nogueira listou 21 “motivos” para...

De Izabel a Ignácio Lula: A Redenção Em Dose Dupla

Fonte: MNU - por: Yedo Ferreira - MNU/RJ -...

Consciência Negra e o Besouro Mangangá

Fonte: Companhia do Cinema - Besouro - Da...

para lembrar

40 anos do teatro popular Solano Trindade

Cultura negra, cultura popular, cultura urbana, maracatus, sambas, jongos,...

Novembro pela igualdade racial em comemoração ao mês da Consciência Negra

O Revista Brasília conversou com o presidente da comissão...

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=