CineB Solar faz sessões gratuitas de Galeria Futuro

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, completa 15 anos com público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos e mais de 620 sessões gratuitas

Com os atores Marcelo Serrado, Otavio Muller e Ailton Graça, Galeria Futuro é o filme exibido durante o mês de maio pelo projeto CineB Solar, circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com a Brazucah Produções. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Unindo o trabalho sociocultural com a questão ambiental, o projeto conta com um sistema de captação de energia solar em uma van adaptada com painéis fotovoltaicos e baterias que carregam a energia que vai ser utiliza durante toda a exibição do filme, substituindo a energia elétrica.

Foto: Divulgação

O longa dirigido por Fernando Sanches e Afonso Poyart tem sessões nos dias 6 de maio, sexta-feira, às 19h, no Condomínio São Cristóvão, em Osasco; 8 de maio, domingo, às 19h, no Centro Cultural Jardim Julieta (zona norte, São Paulo); 12 de maio, quinta-feira, 19h, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida no Jardim Peri (zona norte, São Paulo) e 13 de maio, sexta-feira, às 19h, na Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto, em Itapecerica da Serra.

Em Galeria Futuro Valentim (Marcelo Serrado), Kodak (Otavio Muller) e Eddie (Ailton Graça) são três amigos de infância que trabalham como lojistas na Galeria Futuro, um centro comercial no Rio de Janeiro. A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro.

“Com exibições de 147 longas-metragens e 100 curtas-metragens chegamos ao mês de maio com mais um filme do cinema nacional. Nosso projeto, que completa 15 anos em 2022, oferece gratuitamente lazer e cultura para a população de São Paulo, enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

Protocolos de segurança

Com às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto CineB Solar irá retornar aos poucos com suas exibições presenciais e coletivas. Visando o bem-estar dos espectadores, as sessões durante esta retomada seguem protocolos de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras e o distanciamento entre os assentos, além de disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Toda a equipe de produção já possui imunização completa e será testada para Covid-19 antes das exibições. E toda sessão o público terá que apresentar o passaporte de vacinação.

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 620 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Serviço:

O quê: Galeria Futuro no CineB Solar.

Quando:

Dia 6 de maio, sexta-feira, às 19h, Condomínio São Cristóvão.

Rua Juan Vicente, 47 – Osasco.

Convites: Com Ana Pina ou Tafarel.

Dia 8 de maio, domingo, às 19h, no Centro Cultural.

Avenida do Poeta, 100 – Jardim Julieta, zona norte.

Convites: Com Bea ou Mano Black.

Dia 12 de maio, quinta-feira, às 19h, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

Avenida Francisco Machado da Silva, 1417 – Jardim Peri, zona norte.

Dia 13 de maio, sexta-feira, às 19h, na Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto.

Rua Pérsia, 1130 – Parque Paraíso, Itapecerica da Serra.

Convites: Na secretaria da escola com o diretor Francisco ou com a vice-diretora Suelen.

Ingressos gratuitos (necessário apresentar comprovante de vacinação com duas doses).

Filme exibido:

Galeria Futuro (Fernando Sanches e Afonso Poyart – Brasil – 2021 – 92 minutos – 12 anos – Comédia).

Sinopse: Valentim (Marcelo Serrado), Kodak (Otavio Muller) e Eddie (Ailton Graça) são três amigos de infância que trabalham como lojistas na Galeria Futuro, um centro comercial no Rio de Janeiro. A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro.

+ sobre o tema

Editora da Uerj lança livro sobre o movimento de rock/metal em Angola

Na quinta-feira, 30 de março, às 17h, a Editora...

Os Lanceiros Negros e a Revolução Farroupilha

No dia 30 de abril de 1838, durante a...

Prêmio sobre Patrimônio Cultural Negro prorroga inscrições

Estão abertas, até o dia 19 de julho, as...

Show lendário de Marvin Gaye será reeditado como álbum ao vivo; ouça o trecho

Com o clássico disco What's Going On, a apresentação...

para lembrar

Kalaf Epalanga: imigração, kuduro e literatura

Convidado da Flip, autor fala sobre 'Também os Brancos...

Nordeste da África enfrenta pior seca em 60 anos, diz ONU

Mais de 10 milhões são afetados em países como...

RIO CLARO: Batepapo Cultural discute a imagem do negro na mídia

Na próxima quarta-feira, 18, o Batepapo Cultural discutirá a...

O primeiro âncora negro de um jornal televiviso na Europa

Quando Harry Roslemack começou a ler o noticiário para...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...
-+=