CineB Solar faz sessões gratuitas de Galeria Futuro

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, completa 15 anos com público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos e mais de 620 sessões gratuitas

Com os atores Marcelo Serrado, Otavio Muller e Ailton Graça, Galeria Futuro é o filme exibido durante o mês de maio pelo projeto CineB Solar, circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com a Brazucah Produções. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Unindo o trabalho sociocultural com a questão ambiental, o projeto conta com um sistema de captação de energia solar em uma van adaptada com painéis fotovoltaicos e baterias que carregam a energia que vai ser utiliza durante toda a exibição do filme, substituindo a energia elétrica.

Foto: Divulgação

O longa dirigido por Fernando Sanches e Afonso Poyart tem sessões nos dias 6 de maio, sexta-feira, às 19h, no Condomínio São Cristóvão, em Osasco; 8 de maio, domingo, às 19h, no Centro Cultural Jardim Julieta (zona norte, São Paulo); 12 de maio, quinta-feira, 19h, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida no Jardim Peri (zona norte, São Paulo) e 13 de maio, sexta-feira, às 19h, na Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto, em Itapecerica da Serra.

Em Galeria Futuro Valentim (Marcelo Serrado), Kodak (Otavio Muller) e Eddie (Ailton Graça) são três amigos de infância que trabalham como lojistas na Galeria Futuro, um centro comercial no Rio de Janeiro. A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro.

“Com exibições de 147 longas-metragens e 100 curtas-metragens chegamos ao mês de maio com mais um filme do cinema nacional. Nosso projeto, que completa 15 anos em 2022, oferece gratuitamente lazer e cultura para a população de São Paulo, enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

Protocolos de segurança

Com às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto CineB Solar irá retornar aos poucos com suas exibições presenciais e coletivas. Visando o bem-estar dos espectadores, as sessões durante esta retomada seguem protocolos de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras e o distanciamento entre os assentos, além de disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Toda a equipe de produção já possui imunização completa e será testada para Covid-19 antes das exibições. E toda sessão o público terá que apresentar o passaporte de vacinação.

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 90 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 620 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Serviço:

O quê: Galeria Futuro no CineB Solar.

Quando:

Dia 6 de maio, sexta-feira, às 19h, Condomínio São Cristóvão.

Rua Juan Vicente, 47 – Osasco.

Convites: Com Ana Pina ou Tafarel.

Dia 8 de maio, domingo, às 19h, no Centro Cultural.

Avenida do Poeta, 100 – Jardim Julieta, zona norte.

Convites: Com Bea ou Mano Black.

Dia 12 de maio, quinta-feira, às 19h, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

Avenida Francisco Machado da Silva, 1417 – Jardim Peri, zona norte.

Dia 13 de maio, sexta-feira, às 19h, na Escola Joaquim Fernando Paes de Barros Neto.

Rua Pérsia, 1130 – Parque Paraíso, Itapecerica da Serra.

Convites: Na secretaria da escola com o diretor Francisco ou com a vice-diretora Suelen.

Ingressos gratuitos (necessário apresentar comprovante de vacinação com duas doses).

Filme exibido:

Galeria Futuro (Fernando Sanches e Afonso Poyart – Brasil – 2021 – 92 minutos – 12 anos – Comédia).

Sinopse: Valentim (Marcelo Serrado), Kodak (Otavio Muller) e Eddie (Ailton Graça) são três amigos de infância que trabalham como lojistas na Galeria Futuro, um centro comercial no Rio de Janeiro. A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro.

+ sobre o tema

O Aniversário é de Jerusa, Mas o Presente é Nosso

Um Dia Com Jerusa abriu a Mostra Imaginação Como...

Conheça as inspirações por trás do Rei Leão – O Musical

O MUSICAL INSPIRADO NO DESENHO DA DISNEY É UMA...

para lembrar

Premiê de Guiné-Bissau descarta renúncia de Carlos Gomes Júnior

Carlos Gomes Junior, que havia sido preso e voltou...

Espírito Santo recebe projeto de incentivo a cultura afro nas escolas

O ensino da história e da cultura afro-brasileira...

Universidade estadual do Maranhão terá cota para índios e negros

  A Universidade Estadual do Maranhão terá de reservar ao...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=