Coleção Literatura e Afrodescendencia no Brasil é lançada em São Paulo

O lançamento ocorreu na última terá feira, 06 de dezembro, na Biblioteca Mario de Andrade. Composta de 4 volumes, a Antologia, como é designada por Eduardo de Assis Duarte, organizador da obra, reúne a literatura produzida por afrodescendentes brasileiros desde o período colonial.

Resultado do Projeto Integrado de Pesquisa “Afrodescendências: raça, etnia na cultura brasileira”, desenvolvido pelo Nucleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade-NEIA, da UFMG e apoiado pelo CNPq, a antologia apresenta 100 escritores a partir de dados biográficos, estudo da obra, relação de publicações etc. São autores de tempos e espaços diversos, divididos em Precursores (vol.1), Consolidação (vo.2), Contemporaneidade (vol.3) e Historia, teoria, polêmica (vol.4).

Geledés Instituto da Mulher Negra foi contempla com a doação da Antologia, que estará à disposição para consulta do público em geral.

Veja assunto correspondente: 

Luiz Silva Cuti: A empáfia do poeta Gullar

+ sobre o tema

Congada

O Congado é uma manifestação cultural e religiosa...

Itamar Vieira Junior estreia nos livros infantis com trama de crianças trabalhadoras

"O público infantil não deve ser poupado de conhecer...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=