Com mais de 5 mil atletas, Rio 2016 é a Olimpíada mais feminina da história

Os problemas de organização continuam, há uma tensão no ar e os australianos – coitados – ainda penam para conseguir sossego na Vila Olímpica.

Por  Rafael Nardini, do HuffPost Brasil

Mas quem é que disse que não há motivos para comemorar? A começar por nossa porta-bandeira, Yane Marques, a segunda mulher a carregar nossa bandeira na abertura dos Jogos.

O mais importante até aqui é: a Rio 2016 é a Olimpíada mais feminina da história. As mulheres representam 45% dos atletas inscritos para os jogos, com 5.183 atletas. Em Londres, há quatro anos, eram 4.655 mulheres, 44,2% do total.

As duas maiores potências olímpicas do planeta – que têm revezado a liderança no quadro de medalhas – já mostram uma predominância das mulheres. Na delegação dos Estados Unidos são 300 mulheres ante 261 homens, enquanto a China tem252 mulheres e 155 homens.

Ainda que as atletas brasileiras cheguem com boas chances de repetir ou superar os resultados anteriores – como lembrar a Folha de S. Paulo -, a delegação brasileira recuou na representatividade. Saímos de 47% de mulheres em Londres-2012 para 45% neste ano.

Conforme mostram os dados do Comitê Olímpico Internacional, a conquista feminina no esporte foi gradual, saindo de 2,2% nos Jogos de Paris em 1900 para os atuais 45%. As barreiras começaram a ser quebradas na França com a inclusão das mulheres no tênis, no golfe e no croquet. Este ano, elas estreiam no rugby feminino. O Brasil, como se sabe, está classificado.

Os números são do Comitê Olímpico Internacional (COI). Mas, com o decorrer dos dias, os números podem ser alterados.

+ sobre o tema

Quatro gerações de mulheres negras histerectomizadas

Encontrei na feira, na semana passada, a filha de...

Mulheres do MAB entregam pauta a Dilma

No documento, participação popular na formulação da política energética...

10 frases que parecem inofensivas, mas são muito gordofóbicas

Às vezes, na maior das boas intenções, as pessoas...

Pare de querer consertar os homens com quem você se relaciona

É, amor, eu sei que você é tão viciada...

para lembrar

“Passando o Brasil a limpo…”

"Causa espécie o posicionamento manifestado por alguns democratas de...

Conceição Evaristo, por Adriana Graciano

Risky, thought Paul D, very risky. For a used-to-be-slave...

18 anos: a idade mais perigosa para mulheres no Brasil

Dezoito anos de idade, negra e morta dentro de...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=