Com pose inspirada em Bolt, a jovem Toni-Ann Williams é a 1ª jamaicana da ginástica em Jogos

Nascida nos Estados Unidos, Toni-Ann Williams decide representar suas origens e espera inspirar algum crescimento da modalidade esportiva na terra de seus pais

Por Amanda Kestelman e Marcos Guerra, do Globo Esporte 

Pela primeira vez na história, a bandeira jamaicana foi representada no tablado de ginástica artística dos Jogos Olímpicos. Tradicional e vitoriosa nas pistas de atletismo, a nação rompeu mais uma barreira e trouxe para a Rio 2016 uma representante que difere dos velocistas não só pela modalidade. Basta falar com Toni-Ann Williams para o seu sotaque entregar que se trata de uma jovem nascida nos Estados Unidos. Com origem familiar forte na Jamaica, ela decidiu, há cinco anos, que tentaria representar o país no Rio de Janeiro.

– Estou muito feliz por representar a Jamaica. Espero que as crianças de lá vejam que podem tentar a ginástica também. Quando tinha 15 anos e visitei minha família no país, vi que havia ginásios, mas o esporte não era nada popular. Pensei que podia fazer algo por eles. Quero incentivar as crianças – disse a atleta de 20 anos.

toni

Toni-Ann encerando sua série de solo
com pose do raio (Foto: Imagens/Sportv)

A estreia da ginasta foi na manhã deste domingo, na classificatória feminina. Toni-Ann se apresentou nos quatro aparelhos e cometeu falhas. A série que a deixou mais satisfeita foi justamente o solo, onde fez questão de incluir a pose do raio, inspirada no astro jamaicano Usain Bolt. A jovem e o recordista mundial da velocidade estão na mesma delegação e puderam se conhecer durante a estadia no Rio.

– Usain Bolt é uma grande inspiração para mim. Consegui conversar com ele e falar sobre minha coreografia de solo. É um cara muito humilde – disse Toni-Ann.

Os pais da atleta nasceram na Jamaica e emigraram para os Estados Unidos há 25 anos. Ela e suas irmãs nasceram em Baltimore, no estado de Maryland. A família até tentou incentivá-la a seguir o trajeto mais provável e se arriscar nas pistas de atletismo, mas a asma causou desconforto e frustrou a tentativa.

– Comecei na ginástica com quatro anos. Até pensaram em me colocar para correr, mas, com a asma, era difícil. Meus pais estão muito orgulhosos. Minha casa sempre foi jamaicana, com comida e tradição de lá – completou.

Toni-Ann Williams somou 50,966 nos quatro aparelhos na primeira subdivisão da classificatória. Sua melhor nota foi no salto, 14,100. O solo, com a inspiração em Bolt, lhe rendeu 13,200. Falhou na trave e nas barras assimétricas, aparelhos que lhe renderam pontuação de 12,133 e 11,533, respectivamente.

+ sobre o tema

Flávia Saraiva de 15 anos da medalhas de ouro ao Brasil na Copa

Flávia Saraiva brilha e ganha sua 1ª medalha de...

Manu Dibango:“Meu domínio é a música e minha política é estar engajado musicalmente

Rendemos uma singela homenagem ao símbolo incontornável da música...

Djlapao e as joias Dos Africanos

Para chegar até o vilarejo de Djilapao da cidade...

Como Gerson King Combo e seus bailes black tentaram implodir a democracia racial

“Dançar como dança um black! Amar como ama um...

para lembrar

Arlindo do Carmo Pires Barbeito

Biografia Arlindo do Carmo Pires Barbeitos, nasceu em...

A história oficial exclui os negros da construção do país, denuncia Cláudia Durans

A afirmação é de Cláudia Durans , professora-adjunta...
spot_imgspot_img

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo Anthony, anunciou a aposentadoria do basquete após 19 temporadas. Aos 38 anos, o jogador publicou...

Gols e títulos: os impressionantes números da carreira de Pelé

Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé tem no currículo cerca de 60 títulos entre conquistas pela seleção brasileira, Santos e Cosmos,...

Rebeca Andrade é ouro e se consagra como a melhor ginasta do mundo

A melhor ginasta do mundo na atualidade é brasileira. Protagonista do Campeonato Mundial de Ginástica Artística de Liverpool (Inglaterra), Rebeca Andrade confirmou o favoritismo...
-+=