Conheça Nina da Hora, nome quente na luta pela equidade de gênero e raça na tecnologia

Erê vive em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, num lar com sete cachorros, seis “salsichas” e um poodle. Em junho, estava aprendendo a andar: se locomovia bem em terrenos planos e desviava de obstáculos com precisão. Mas em chão acidentado, como o do quintal da casa, se atrapalhava um pouco mais. Erê, ao contrário do que possa parecer, não tem pernas, pois não é gente. Ele tem rodinhas, afinal é um robô — e ainda possui uma placa Julieta, plataforma Falcon e sensores ultrassônicos e de refletância analógica (apetrechos que estas páginas não dariam conta de explicar). É obra criada por umas das jovens mentes mais promissoras da ciência da computação no Brasil: Ana Carolina da Hora, de 25 anos, mais conhecida como Nina da Hora.

Moradora de Caxias e estudante da PUC-Rio, a dona dos pets e do Erê têm feito sucesso com sua proposta de descomplicar e divulgar tecnologia e robótica nas redes sociais, jogando luz principalmente na importância da participação de mulheres e negros na área. Por causa de sua capilaridade e propostas inovadoras, Nina é uma das palestrantes da oitava edição do festival de empreendedorismo Menos30 Fest, que acontece de 31 de agosto a 4 de setembro, com transmissão no YouTube da TV Globo e no site do G1. Ela estará ao vivo no dia 2, às 18h, com o físico Marcelo Gleiser, discutindo sobre a necessidade de aproximar a ciência da vida das pessoas e contando suas trajetórias.

O caminho de Nina começou por volta dos 12 anos, quando aprendeu a programar com um computador da tia. “Criei joguinhos a partir do Google e dos livros que conseguia com os amigos professores da minha mãe. Aprendi a estudar usando materiais que tinha em casa”, diz Nina, filha mais velha de três crianças de uma professora de português.

Ciente de que sua praia era a ciência da computação, passou para uma universidade em Petrópolis e, durante um ano e meio, fazia diariamente o circuito Caxias-Serra-Zona Sul do Rio, por causa de um estágio. “Saía 5h30m da manhã e chegava 22h. Fiz amizades com motoristas, almoçava dentro do ônibus, até aniversário lá já fiz”, lembra ela, aos risos. “Foi bom para ter maturidade, aguentar a pressão, aprender a lidar com pessoas e com organização.”

O robô Erê, criado por Nina (Foto: Imagem retirada do site O Globo)

Depois de 18 meses nessa levada, Nina pediu transferência para a PUC-Rio, faculdade de elite que, num primeiro momento, foi um lugar inóspito para seu talento ainda não descoberto. “Foi um choque. A maioria da galera, que só estudava, olhava e perguntava: ‘Por que você trabalha?’ Porque eu tenho outra realidade! Pagava meu curso de inglês e tinha começado a ajudar em casa.”

Gênero e raça são questões, sobretudo num curso majoritariamente masculino e branco. Na graduação de Nina, por exemplo, há 33 mulheres num universo de 215 alunos, segundo a universidade. Que a jovem se lembre de pronto, só ela e mais duas são negras. “Existe o racismo por sempre termos de provar alguma coisa”, diz ela, relembrando um evento recente em que um homem resolveu dar dicas sobre o que ela deveria criar. “Deixei ele terminar e falei: ‘Se você teve a ideia, por que não a coloca em prática?’. A forma como fui criada em casa não me deixa baixar a cabeça.”

E não é para baixar mesmo, porque seu currículo é como poucos — tem de tudo um muito. Entre as coisas mais importantes que já fez, ela destaca o “Computação sem caô”, conjunto de vídeos no YouTube voltado ao ensino computacional de forma didática. A inspiração partiu da avó. “A minha sobrevivência financeira é uma preocupação dela até hoje. Pensei que precisava mostrar o que faço para ela conseguir entender até onde posso chegar. Aí surgiu essa oportunidade.” Outra atividade bastante importante, que deixou a família convencida do potencial de Nina, foi a participação no Apple Developer Academy, um programa patrocinado pela empresa americana para intercâmbio de tecnologia. Seu projeto foi tão bem avaliado que ela foi para o Vale do Silício ver de perto a estrutura da gigante fundada por Steve Jobs. “Muitas pessoas desmereciam, achavam meu trabalho sem importância e hoje dizem que admiram”, diz a jovem.

Mas, atualmente, o que mais lhe tem dado prazer é o Ogunhê, um podcast que conta a história de cientistas africanos e está disponível em plataformas de streaming. “É uma libertação. Nós precisamos de inspiração e referências. Comecei a pesquisar sobre esses cientistas e vou compartilhando aos poucos. Acredito que a Humanidade nasceu na África e quero ensinar outra perspectiva do continente.”

Além, claro, de continuar fazendo robôs. “Vou só esperar o dólar baixar mais para comprar outras peçaspara o Erê”, diz ela.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Quando Brooks e Hooks encontram Balduíno, por Eliana Alves Cruz

O titulo deste texto pode parecer uma loucura, pois...

Jamais os brancos pensariam situações que emergem das percepções dos negros

Não terceirizamos as vozes negras!   “Ninguém pode me ensinar quem...

Itamaraty ordena que cônsul brasileiro suspeito de assédio sexual deixe o posto

  Depois das denúncias de desvios de comportamento, o cônsul-geral...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=