Consórcio ABC inicia formação regional sobre enfrentamento ao racismo

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta quinta-feira (8/8), a abertura de uma formação regional para servidores públicos sobre atendimento à população negra e enfrentamento ao racismo no ABC. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Igualdade Racial da entidade regional e conta com 12 palestras semanais, sempre às quintas-feiras, até 24 de outubro.

Do Reportagem Local

Uma mão negra com o punho fechado
BR-PHOTO VIA GETTY IMAGES

O primeiro palestrante a dissertar sobre o tema foi o promotor de justiça Claudionor Mendonça dos Santos, que destacou a formação como uma iniciativa essencial para combater o racismo institucionalizado presente na sociedade brasileira.

O representante do Ministério Público afirmou que o preconceito velado fecha portas, por isso é preciso combatê-lo. Também defendeu que garantir condições de igualdade para a população negra é necessário para uma sociedade mais rica e plural.

 Mendonça dos Santos apresentou dados sobre casos de violência praticados por policiais contra a população negra. “A violência policial, somada ao racismo, provoca um verdadeiro genocídio da população negra, pois 71% dos mortos pela polícia são jovens negros, de 15 a 29 anos, moradores da periferia”, afirmou o promotor.

A herança do período escravocrata também foi citada pelo palestrante. Ele lembrou que não houve apoio público para garantir estudo e trabalho aos negros após a abolição, gerando uma marginalização que persiste até os tempos atuais.

“As pessoas não podem ter medo e fugir de policiais, pois eles são pagos por nós para garantir nossa proteção. E, na verdade, também são vítimas desse histórico e influenciados a reprimir essa população”, ressaltou Mendonça dos Santos.

O evento de abertura da formação também com uma performance do músico Jhesse Duque, que apresentou seu trabalho para o público. O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e a coordenadora do GT Igualdade Racial, Andreia Miguel, também participaram da cerimônia.

A formação é voltada para servidores públicos municipais, membros dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial e para a sociedade civil.

+ sobre o tema

Um disco que vai além de ‘quebrar’ a internet

Reflexões sobre a importância social e musical do estrondoso...

Movimento quer barrar violência contra negros e pobres em São Paulo

Ativistas se reúnem hoje (25) para discutir a desmilitarização...

para lembrar

OAB vai defender sistema de cotas em universidades públicas

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai ingressar...

Professora faz denúncia por racismo: ‘A macaca vai reprovar todo mundo’

Professora recebeu a publicação através de um ex-aluno via...

Os braços da Copa: a foto de um brasileiro em Senegal x Polônia

A imagem se tornou uma das mais compartilhadas do...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=