Adolescente negra de 15 anos é morta a tiros por policiais em Ohio, nos EUA

Enviado por / FonteDo O Estado de S. Paulo

Uma adolescente negra de 15 anos foi morta a tiros pela polícia em Columbus, Ohio, na tarde desta terça-feira, 20, disseram as autoridades, pouco antes do júri responsável pelo julgamento do ex-policial Derek Chauvin condená-lo pelo assassinato de George Floyd no ano passado.

A morte da menina, identificada por familiares como Makiyah Bryant, ganhou rapidamente as redes sociais e desencadeou protestos na capital de Ohio.

A Divisão de Polícia de Columbus não forneceu detalhes sobre o incidente, que foi confirmado no Twitter pelo prefeito da cidade, Andrew Ginther. O prefeito afirmou que há imagens feitas pelas câmeras de corpo da polícia e pediu aos moradores que mantivessem a paz.

Ativistas do ‘Black Lives Matter’ marcham contra o parlamento de Ohio após a morte da adolescente Makiyah Bryant. (Foto: Stephen Zenner/Getty Images/AFP)

“Esta tarde, uma jovem perdeu a vida tragicamente”, disse Ginther. “Não conhecemos todos os detalhes. Há uma filmagem de uma câmera de corpo. Estamos trabalhando para analisá-la o mais rápido possível.”

O jornal Columbus Dispatch relatou que a polícia estava respondendo a uma ocorrência de tentativa de esfaqueamento quando disparou, por volta das 16h45 (horário local, 18h45 no Brasil), na parte sudeste de Columbus. O veredicto no caso Chauvin foi anunciado cerca de 20 minutos depois.

Imagem de uma câmera da polícia mostra a adolescente empunhando o que parece ser uma faca durante uma briga, antes de ser baleada por um policial. (Foto: Columbus Police Department via WSYX-TV via AP)

Ginther disse que o Bureau of Criminal Investigation de Ohio conduziria uma investigação independente, que ele disse ser padrão sempre que um policial atira em alguém.

“Vamos compartilhar as informações que pudermos assim que estiverem disponíveis”, disse ele. “Estou pedindo aos residentes que mantenham a calma e permitam que a BCI reúna os fatos.”

Uma mulher entrevistada pelo The Dispatch identificou a vítima como sua sobrinha de 15 anos. A mulher, Hazel Bryant, disse ao jornal que sua sobrinha morava em um lar adotivo e entrou em uma briga com outra pessoa na casa.

Bryant disse que sua sobrinha tinha uma faca, mas afirmou que a menina havia soltado o objeto antes de ser baleada várias vezes por um policial, noticiou o jornal.

A Divisão de Polícia de Columbus não respondeu imediatamente às mensagens solicitando comentários na noite de terça-feira. Uma multidão de manifestantes se reuniu em frente ao prédio da polícia da cidade, informou a mídia local.

A morte do adolescente rapidamente recebeu atenção generalizada, inclusive de Ben Crump, o advogado da família Floyd, em meio a um acerto de contas contínuo sobre a responsabilização policial e o racismo sistêmico.

“Ao respirarmos um suspiro coletivo de alívio hoje, uma comunidade em Columbus sentiu a picada de outro tiro policial quando @ColumbusPolice matou uma garota negra desarmada de 15 anos”, disse Crump. “Outra criança perdida! Outra hashtag”./ NYT

Leia também: 

Júri começa a discutir veredicto de ex-policial que matou George Floyd

Lágrimas de alegria e alívio após veredito sobre assassinato de Floyd

‘Dois Estranhos’ mostra que pretos são alvos não importa o que façam

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

Príncipe Harry diz que Commonwealth deve enfrentar seu passado colonial

O príncipe Harry disse em uma reunião organizada pelo...

Influenciada pelo Black Lives Matter, União Europeia faz seu primeiro projeto contra o racismo no continente

O movimento antirracista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)...

O haitiano assassinado no Sul e o besteirol da ‘imigração africana’, por Cidinha Silva

Impressionante a forma como o racismo institucional desdenha da...
spot_imgspot_img

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Rumo do julgamento é desesperador, diz viúva de músico assassinado por militares

Luciana dos Santos Nogueira, 46, acompanhou à distância o julgamento do STM (Superior Tribunal Militar) que pode pôr fim ao processo judicial contra os militares...

PM que atirou em entregador no RJ alega legítima defesa; vítima está na UTI

O policial militar Roy Martins Cavalcanti alegou que agiu em legítima defesa ao atirar no entregador Nilton Ramon de Oliveira, que se recusou a subir...
-+=