Cotas: Senado dá o primeiro passo para renovar política histórica de inclusão

Projeto de lei aprovado em comissão poderá incluir quilombolas nas cotas das universidades e instituições federais

Lei de Cotas recebeu uma proposta de atualização que foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal nesta quarta-feira (30). O Projeto de Lei 5384/2020 propõe que haja cotas específicas para quilombolas na educação pública federal. 

Caso seja aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, o projeto será submetido ao plenário do Senado. Embora a lei original já reserve metade das vagas de universidades e instituições federais para pessoas de baixa renda, pretas, pardas, indígenas e pessoas com deficiência, ainda não havia uma especificidade em relação aos quilombolas.

impacto que a atualização da lei traria na sociedade brasileira seria evidente, uma vez que o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que mais de 1,3 milhão de pessoas se identificam como quilombolas no Brasil. Isso significaria a aplicação de uma política pública que possibilitaria a prática de uma educação mais antirracista igualitária

A proposta foi idealizada pelas deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS) e Benedita da Silva (PT-RJ), assim como pelo deputado Damião Feliciano (UNIÃO-PB). 

“Com esta Lei, nós estamos tentando oferecer caminhos de esperança, para que todo mundo tenha oportunidades. Nós vamos fazer esse Brasil ser melhor pra todo mundo”, afirmou Maria do Rosário.

O senador Paulo Paim (PT-BR), que relatou a proposta, reforçou a importância da repercussão que essa lei terá na sociedade brasileira, a fim de combater a exclusão escolar e a desigualdade. 

“Esse projeto conseguiu unir inúmeros segmentos da sociedade em um texto comum, que promove a inclusão nas universidades e institutos federais, de pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas e brancos pobres de escolas públicas. É mais uma oportunidade de reparação histórica e justiça social. O Brasil evolui com as cotas”, disse.

+ sobre o tema

Sobre racismo e suas múltiplas manifestações

O propósito desta publicação é apresentar um tipo de...

Ricos (não) merecem o que têm?

Privilégio representa alguma vantagem ou direito que uma pessoa...

VÍDEO: PM agride homem negro, o prende e diz “vai gritar Lula na África agora”, em GO

Uma cena estarrecedora de racismo e violência política, perpetrada...

AfroReggae encerra atividades no Complexo do Alemão

  A Organização Não Governamental (ONG) AfroReggae decidiu...

para lembrar

A ressaca da UPP

O próprio governo estadual admite a estagnação do programa por...

Quem pensa, quem faz

Mesmo com inúmeros craques negros na história do futebol...

Alunos da PUC Rio acusam professor de racismo e perseguição contra estudantes

O Diretório Central de Estudantes da Pontifícia Universidade Católica...

Vanity Fair acusada de racismo

"Uma nova década, um novo Hollywood". À primeira...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=