CTB lança rede nacional de combate ao racismo

Por: Fábio Rogério Ramalho

 

Neste domingo, 18 de julho, a Secretaria de Política e Promoção de Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promoveu, na Assembléia Legislativa de São Paulo, a primeira Reunião Nacional de Combate ao Racismo.

 

No encontro que reuniu militantes do Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Maranhão e São Paulo, teve como objetivo a construção de uma rede nacional de combate ao racismo dentre as bases cetebistas visando ao fortalecimento da luta classista por um país igualitário, soberano e livre de qualquer tipo de discriminação.

 

Segundo Valmira Luiza da Silva, secretária de políticas e promoção de igualdade racial da CTB, a criação da rede nacional é um avanço para a luta classista nos estados da federação onde a Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil está organizada. “Esta é uma iniciativa fundamental para a luta no combate ao racismo e a discriminação, pois desta forma podemos construir os coletivos estaduais para que possamos deliberar sobre os assuntos mais importantes para a causa”, diz.

 

Durante o encontro, as lideranças ficaram de definir uma data no mês de novembro para a realização do Seminário Nacional de Combate ao Racismo.

 

O estatuto

O encontro também serviu como plataforma para debater sobre assuntos referentes ao estatuto da igualdade racial.

 

Durante o debate, os militantes chegaram a conclusão de que o estatuto não é o ideal, contudo já representa um grande avanço e a CTB é uma entidade que deve exigir o cumprimento de suas clausulas e lutar pela ampliação do estatuto e pelo melhoramento de suas falhas, principalmente, no que se refere ao mercado de trabalho.

 

Fonte: CTG

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...