Declaração da Diretora-Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, sobre a Adoção da Convenção da OIT e Recomendação sobre Trabalho Decente para Trabalhadoras (es) Domésticas (os)

Este é um momento histórico para os trabalhadores domésticos em todo o mundo. A Convenção e a Recomendação da OIT sobre Trabalho Digno para Trabalhadores Domésticos configura um precedente como a primeira Convenção dedicada exclusivamente ao trabalho doméstico que o define como “trabalho”, tornando-o parte integrante do desenvolvimento. A Convenção estabelece padrões de direitos humanos para os trabalhadoras domésticas no contexto da agenda do trabalho decente, na qual os governos, empregadores e trabalhadores devem atuar comprometidamente.

A ONU Mulheres felicita os Estados-Membros da OIT, empregadores, sindicatos, organizações de trabalhadores domésticos e outros grupos da sociedade civil pelo o compromisso e os esforços para garantir esta Convenção. Esta é uma questão de justiça social e dignidade. É o tão esperado reconhecimento pelo trabalho extraordinário exercido por milhões de trabalhadoras domésticas em todo o mundo.

Estima-se que o trabalho doméstico compõe entre 4 e 10% da força de trabalho dos países em desenvolvimento e 2% em países industrializados. Por trás desses números, existem pessoas, na maioria das vezes mulheres ou meninas, que trabalham incansavelmente para que outros possam se envolver em um emprego remunerado; melhorar o bem-estar material, emocional e viver com relativos graus de conforto. Se o Estado é ineficiente na proteção de cuidados e de outros serviços sociais, o trabalho doméstico preenche esta lacuna, permitindo um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal para muitas famílias.

Do outro lado deste cenário, estão a resiliência e a determinação das trabalhadoras domésticas para encontrar maneiras de sobreviver e prosperar. Frequentemente, essas mulheres são as únicas responsáveis pelo sustentos de suas famílias e comunidade, tanto quando estão nos seus países de origem ou trabalhando no exterior, contribuem para o desenvolvimento por meio de suas habilidades, trabalho, consumo, despesas fiscais e também com remessas financeiras e sociais.

Trabalho decente para as trabalhadoras domésticas é uma questão de particular importância para a ONU Mulheres. Nosso Planejamento Estratégico identifica o empoderamento econômico das mulheres como uma prioridade temática, na qual nos comprometemos, em parceria com a OIT e outros parceiros, a apoiar as prioridades nacionais relacionadas à promoção do trabalho decente e à ampliação das proteções trabalhistas para todas as mulheres trabalhadoras, entre elas as trabalhadoras migrantes e trabalhadoras domésticas.

A ONU Mulheres atuará em colaboração com as agências do Sistema ONU, os governos e todas as partes relevantes para apoiar a ratificação da Convenção e da Recomendação sobre o Trabalho Doméstico da OIT, a formulação e implementação da legislação, de políticas e programas que promovam o trabalho decente para as trabalhadoras domésticas em todos os países.

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

A culpa do estupro é do estuprador

A culpa do estupro é do estuprador ...

Idosos LGBTQIA+ são tema de exposição no Rio de Janeiro

A trajetória de idosos da população LGBTQIA+ e a...

Mostra valoriza o papel da mulher negra no mundo da moda

Idealizadora da mostra e a representante do Abayomi Ateliê,...

Dreadlocks para cultivar os cabelos crespos – e as raízes africanas

Peteca Dreads. (Foto: Divulgação) Em tempos de escova progressiva, ela...

para lembrar

Senado vota projeto que estende Lei Maria da Penha a namorados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

El machismo: ¿Cómo afecta a las mujeres y a los mismos hombres?

¿Que es el machismo? Por Antonio de Moya El machismo es...

Violencia sexual lleva 197 víctimas en seis meses

El estudio destaca que entre las mujeres abusadas, en...

A jornada de Ingrid Silva, das favelas do Rio até o ballet profissional em NY

A jornada rumo aos seus sonhos começa dentro de...
spot_imgspot_img

‘Justiça para todo um país’

Diante de mais de vinte horas de duração de julgamento, memórias e lembranças dolorosas vieram à tona daquela fatídica noite do 14 de março...

Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz

A atriz Zezé Motta recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela foi a primeira artista a receber a honraria máxima...

Uma lei contra os estereótipos de gênero

Pai e filho sofrem um acidente de carro, o pai morre no local e o filho é socorrido às pressas. No hospital, a pessoa...
-+=