‘Deus é uma mulher preta’: Um filme sobre as mães negras periféricas

Estudantes lançam campanha de financiamento coletivo para viabilizar filme “Deus”, que vai retratar o cotidiano de mães negras da periferia de São Paulo

por Thiago Gabriel no Vai de Pé

“Deus é uma mulher preta”. É a partir dessa formulação que Vinícius Silva, 25 anos, estudante de cinema na Universidade Federal de Pelotas, busca produzir um curta-metragem.

A ideia do filme “Deus”, que vai trazer às telas o universo cotidiano de uma mãe negra na periferia de São Paulo, nasceu da própria trajetória pessoal de Vinícius, que será o primeiro de sua família a concluir um curso universitário.

“Minha vida deu várias voltas, já fiz muita coisa errada e voltei. Eu pensei: ‘como que eu consegui chegar aqui?’ Quando pesquisei a fundo minha história, a resposta caiu nas mulheres da minha família”, conta Vinícius.

O filme irá retratar a rotina de sua tia, Roseli, trazendo, não apenas os aspectos negativos da vida na periferia de uma grande cidade, mas também todos os momentos de alegria que permeiam o dia a dia dessas mulheres.

Confira o trailer do curta:

“A gente não vê essas mulheres sendo retratadas. E quando vê, é um puro sofrimento. Mas a vida na periferia não é só sofrimento. Tem alegria, carinho”, explica o cineasta.

Ele lembra ainda a importância do papel desempenhado pelas mães para os jovens de periferia.

“Na periferia, os caras muitas vezes não respeitam lei, não respeitam nada, mas respeitam a mãe”, completa.

O título do projeto, que será produzido também pelas estudantes Débora Mitie e Huli Balász, nasceu a partir da música “Mãe”, de Emicida.

Na faixa, o rapper canta uma homenagem à sua mãe e explana em um trecho “Desafia, vai dar mó treta/Quando disser que vi Deus/Ele era uma mulher preta”.

deus e uma mulher negra

Vinícius conta que, depois de escutar a música, percebeu qual seria o tema de seu projeto de conclusão de curso, e se juntou aos colegas para a realização de “Deus”.

“O filme, como representação da realidade, busca dar visibilidade e homenagear essas mulheres que sustentam boa parte do país. Mantêm a casa, tem que trabalhar e ainda educar seus filhos.

Ela é divina por dar a luz, cuidar e ter bondade, mas também pela capacidade de colocar na linha. Sem elas um preto pobre de periferia não chega aos 15.”

Quando começou a bolar o projeto, Vinícius entrou em contato com a produção de Emicida, que autorizou gratuitamente a utilização da música no filme.

Além de abordar a questão de representação dessas mulheres no cinema de outra forma, o filme busca trazer uma discussão simbólica, “quebrando a ideia de que deus é algo masculino”, como explica Vinícius.

“Também queríamos provocar a ideia de que Deus não tem sexo. Mas, para a sociedade, ele é Senhor, é um cara. Para a gente, ele nunca foi um cara. É uma mulher.”

Para viabilizar a produção do filme, os estudantes criaram uma campanha de financiamento coletivo no Kickante, que busca cobrir os custos de produção para a realização do curta. Clique aqui para contribuir.

deus e uma mulher negra2

+ sobre o tema

Presidente Municipal do PSOL diz que não aceitará filiação de homossexuais

“Não vai ter lugar para essa gente onde a...

Suspeito de envolvimento na morte de Marielle é preso no Rio

Um dos suspeitos de envolvolvimento na morte da vereadora Marielle...

Encontro discute trajetória das mulheres negras nas universidades

Com o tema Política Institucional das Universidades e a...

para lembrar

Se fosse loira e de olhos azuis, você não estaria enchendo o saco dela

A imagem de uma mulher preta que analisa política...

“Nós morremos por causa da nossa cor” – entrevista com Dina Alves

Por Marcio Alexandre M. Gualberto Do Iniciativa Negra Sua tese de mestrado...

Como saber se sofri abuso durante consulta médica

A Polícia Civil de Maringá, no norte do Paraná,...
spot_imgspot_img

Mulheres Negras se mobilizam para 2ª Marcha por Reparação e Bem Viver

No dia 25 de novembro de 2025, mulheres negras de todo o país estarão em Brasília para a 2ª Marcha das Mulheres Negras por...

Carolina Maria de Jesus: conheça a escritora que pode se tornar a nova heroína da Pátria

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inscreve o nome da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) no Livro dos Heróis e...

ONG Criola lança iniciativa pioneira para combate ao racismo no atendimento às mulheres negras no sistema público de saúde 

Mulheres negras de dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro ganham uma nova ferramenta de combate ao racismo no sistema público de...
-+=