Distrito Federal: Para cada branco assassinado, sete negros são mortos

Para cada pessoa branca vítima de homicídio no Distrito Federal, sete negros são assassinados. É o que revela o “Mapa da Violência”, estudo da Secretaria de Políticas e Promoção da Igaualdade Social do Governo Federal.

A taxa desigual nas mortes do DF é mais que o dobro da média nacional, que é de três mortes de negros para uma de brancos. A Paraíba tem o maior índice de assassinatos de negros em relação a brancos em todo o país: são 40 para um. Os estados do Sul são os únicos em que o fenômeno não ocorre, com proporção de cinco brancos assassinados para cada negro no Rio Grande do Sul.

Os números se referem ao número absoluto de mortes violentas em 2010 e não levam em conta a proporção entre brancos e negros entre a população dos Estados.

Caso se leve em consideração o tamanho da população negra e branca, o DF tem cinco negros mortos para cada branco, uma diferença de 406% nos índices de homicídios entre as duas raças. Nesse quadro, o DF fica em quarto entre as unidades da federação com mais desigualdade, atrás da Paraíba (1.824%) , Alagoas (1.713%) e Pernambuco (609%).

O levantamento mostra ainda que o índice de assassinatos de negros no DF aumentou 20,6% entre 2002, quando 632 mortes foram registradas, e 2010, com 762. Já a taxa de homicídios de brancos cresceu 8,7% no mesmo período, aumentando de 103 para 112 casos.

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Carta aos brasileiros: somos de fato um país acolhedor aos estrangeiros?

Fomos criados escutando vários mitos. O de que somos...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar,...

Benjamim de Oliveira: o palhaço negro que encantou multidões

Era um esquete comum protagonizado pelo palhaço Benjamim de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...

Enviado ao STJ, caso Marielle passa a ter dois eixos de apuração: executores e mandantes

O caso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assassinados em 2018, foi dividido em dois eixos. Uma parte segue no Rio...

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...
-+=