Diversidade e inclusão na infância são tema de congresso online

Enviado por / FonteVeja

O 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, realizado em ambiente online em novembro, trouxe cerca de 300 palestrantes para discutir bem mais do que pediatria e tratamentos clínicos. Na última conferência magna, a socióloga Suelaine Carneiro, da ONG Geledés, defendeu a urgência do combate às desigualdades raciais para preservar a saúde das crianças negras.

“Neste momento, são necessários o compromisso e a atuação da sociedade para evitar o aprofundamento das violações de direitos das meninas negras”, disse Suelaine.

Sociólogo, o fundador do Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva, explicou como a cultura racista e elitista acaba transformando moradores de comunidades em “seres descartáveis e desumanizados”. Também participou da conversa o presidente da Fundação Ford, Darren Walker, que enfatizou a importância de uma filantropia atenta às injustiças econômicas.

O congresso é uma iniciativa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), mantenedora do Sabará Hospital Infantil e do Instituto Pensi. Ao todo, foram três conferências magnas, 31 simpósios e 20 mesas-redondas. “É um encontro um pouco diferente dos outros congressos médicos. Além dos profissionais da área da saúde, tem um aspecto social, por causa do papel da fundação”, destacou José Luiz Egydio Setúbal, presidente da FJLES e do congresso.

“O Sabará Hospital Infantil é o braço assistencial da fundação. O valor gerado com os atendimentos vai para um fundo, que depois é aplicado em programas de educação, pesquisa e projetos sociais. Temos, por exemplo, um projeto na área de autismo em crianças com necessidades específicas, que também foi temática do congresso”, explica Fátima Rodrigues Fernandes, coordenadora da comissão científica do evento e diretora executiva do Instituto Pensi.

O evento também trouxe o relato de experiências inovadoras na saúde infantil. Uma delas é a child life specialist, nova categoria profissional voltada para o bem-estar geral das crianças. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com sua maturidade cognitiva e compreensão de mundo, o que permite um tratamento mais humanizado. Em sua apresentação, a psicóloga Dora Leite falou sobre a atuação desse novo profissional e como isso pode ajudar a reduzir o estresse das crianças durante internações. Dora Leite é uma das egressas do programa pioneiro do Sabará para a formação de especialistas na vida das crianças.

Um hospital infantil preparado para a Covid-19

Desde o começo de março, o Sabará está equipado para atender casos de Covid-19. Quem tem cirurgia marcada, por exemplo, passa por uma avaliação pré-anestésica via telemedicina, para reduzir o fluxo de pessoas no hospital. A criança é testada para o coronavírus dois dias antes da cirurgia, e sua família recebe um kit de máscaras em casa. Além disso, a instituição criou uma sala de triagem logo na entrada e adotou rigorosos protocolos sanitários – assim, os pais podem se sentir mais seguros em seguir o calendário de vacinação contra a coqueluche, o sarampo, a gripe e outras doenças.

 

+ sobre o tema

Temer é derrotado na OIT e terá de explicar ‘reforma’ trabalhista

Comissão de Normas da Organização Internacional do Trabalho questiona...

Seminário “O negro na mídia: um recorte”

O Etnomidia - Grupo de Estudos em Mídia e...

Nova ferramenta fortalece a valorização das ONGs no Brasil

Já faz muito tempo que as entidades sem fins lucrativos vêm...

Mulheres são maioria nas universidades brasileiras, mas têm mais dificuldades em encontrar emprego

Mulheres brasileiras têm 34% mais probabilidade de se formar...

para lembrar

A esperança e o preconceito: as três batalhas de 2010

Por: Arlete Sampaio   A campanha de 2010...

Massacre em Manaus reforça imagem global de ‘inferno’ das prisões do Brasil

Massacre em Manaus reforça imagem global de 'inferno' dos...

Projeto que reduz maioridade penal avança no Senado

Fonte: Folha de São Paulo -   Foto: Marcos Alves /...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=