É preciso sair da superfície

Enfrentar fatores institucionais que sustentam o racismo no ensino vai além de conceder bolsas e criar conta poupança

Há no Brasil um movimento pró-inclusão de bolsistas negros em universidades e escolas particulares de alto padrão. Na esfera pública, semana passada foi sancionada lei que cria uma poupança de incentivo à conclusão do ensino médio por estudantes de baixa renda.

Ótimo! São iniciativas muito importantes. Mas não dá para simplesmente aplaudir. Por mais nobre que seja, conceder bolsas de estudos e criar conta poupança não é o suficiente.

Acervo de livros escritos por pessoas negras e que tratam da pauta antirracista, em colégio de São Paulo – Divulgação

É preciso incluir, incentivar o respeito pela diversidade, ter professores negros, implementar um currículo com educação antirracista, investir na melhoria das condições de ensino (no caso das escolas públicas) e estar preparado para encarar os desafios impostos por realidades muito díspares.

Em instituições privadas, isso implica, por exemplo, não escamotear o racismo para evitar a perda de um aluno pagante ou o dissabor de se indispor com algum figurão por conta de um bolsista. Nesse sentido, é necessário um fluxo para receber, tratar e encaminhar denúncias e dar suporte para os estudantes.

No caso do Programa Pé de Meia, do governo federal, também vale atentar para o recorte racial dos estudantes que serão beneficiados, já que três em cada quatro brasileiros em situação de pobreza são negros, segundo o IBGE.

Também não dá para esquecer que a evasão escolar de alunos de baixa renda se deve mais à necessidade de contribuir com o sustento da casa e à falta de estímulo pedagógico para ir à escola (que muitas vezes não apresenta condições mínimas de infraestrutura) do que à vadiagem.

Coisa que requer investimento pesado e continuado na qualificação do ensino público. Os resultados do Enem 2023 estão aí para atestar. Além disso, inclui a compreensão de que “quem tem fome, tem pressa”, como disse o sociólogo Betinho.

A dificuldade da sociedade brasileira em aceitar os fatores institucionais e sistêmicos que sustentam o racismo não é segredo. Contudo, é preciso sair da superfície.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=