Eleição tem mais brancos que a proporção da população brasileira

A maioria dos candidatos das eleições deste ano se declara como branca, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das 493 mil pessoas disputando uma vaga para prefeito, vice-prefeito ou vereador, 254 mil constam como brancas, ou 51,5% do total. Já 39,1% se declaram pardos e 8,6%, pretos. Segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dois juntos formam os negros – ou seja, 47,7% dos candidatos.

Por Clara Velasco Do G1

As proporções não refletem a realidade do país, já que a maioria dos brasileiros se enquadra como negro – 43,1% pardo e 7,6% preto, totalizando 50,7% de negros. Já os brancos representam 47,7% dos brasileiros – exatamente a mesma proporção de negros nas eleições deste ano.

As proporções de outras etnias também apresentam diferenças entre o país e o pleito. Enquanto 1,1% da população brasileira se declara amarela, apenas 0,4% dos candidatos se enquadram como tal. Quanto aos indígenas, a proporção é mais próxima: 0,4% no Brasil e 0,3% nas eleições.

Em uma comparação por cargos disputados nas eleições, a disputa que conta com mais brancos é a para prefeitos, em que 66,4% dos candidatos se declaram como brancos e apenas 32,8%, como negros. Entre os candidatos a vice-prefeito, a proporção é similar: 62,7% brancos e 36,3% negros.

Já a disputa para vereadores é a com a proporção de negros mais próxima da realidade brasileira: 48,7%. Mesmo assim, a maioria dos candidatos – 50,5% – se declararam brancos.

+ sobre o tema

Cristovam propõe bolsa de estudo para filhos de descendentes de escravos

Fonte: Agência Senado   O presidente da Comissão...

O orgulho de ser “burro” mostra que o poço não tem fundo no Brasil

Confesso que tenho cada vez menos paciência para casos...

Americana ganha R$ 46,7 milhões na loteria após comprar bilhete por engano

  Um erro cometido por uma atendente de...

Festa baiana atrai público americano para o Brasil

Fonte: Mercado de Eventos - Mais de 300 norte-americanos...

para lembrar

Kátia Abreu contra todos

A senadora Katia Abreu (Arena/PFL/DEM-TO) participou ativamente...

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

O secularismo e o laicismo contra a intolerância religiosa – por Fátima Oliveira

Quando religiosos acalentam o sonho de ditar regras a...

‘Mídia só mostra ao exterior piores momentos do Brasil’, diz Lula

Por: Nathalia Passarinho   Presidente participou de lançamento de canal internacional...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=