Em 177 anos de história, Polícia Civil do RS tem primeira mulher como chefe

Delegada feminista defende que os homens também combatam a violência de gênero

por Paula Sperb no Folha de São Paulo

Farias Anflor – Leonardo Contursi:CMPA

O Brasil ainda era um Império quando a Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi criada, no final de 1841. Em seus 177 anos de história, a instituição gaúcha é chefiada pela primeira vez por uma mulher. A delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, de 42 anos, assumiu o principal cargo do órgão no mês passado.

Atualmente, em todo o país, conforme levantamento de Folha, são apenas duas mulheres nessa posição em 27 estados. A outra chefe de polícia é Ana Claudia Saraiva Gomes, no Rio Grande do Norte.

“Me descobri feminista dentro da delegacia. Ser feminista não é feio, pelo contrário. É defender os direitos por uma busca de igualdade. A gente não quer ser mais [que os homens], a gente quer ser igual”, disse a gaúcha à reportagem.

Com quinze anos de profissão, antes de ser delegada-chefe, Anflor atuou sete anos à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Porto Alegre. Foi ali que percebeu a importância do feminismo ao lidar diariamente com pelo menos 40 casos de mulheres vítimas de violência doméstica. “A violência de gênero atinge todas classes sociais. É uma violência sofrida por serem mulheres, é um sentimento de posse dos homens”, disse.

A delegada iniciou o trabalho voltado especificamente às mulheres assim que a Lei Maria da Penha entrou em vigor. Ela ministrava palestras e se reunia com comunidades para explicar sobre a nova legislação.
“Mas por que não tem Delegacia do Homem? A gente também é vítima, as mulheres mentem, agridem.”

Anflor costumava escutar esse tipo de questionamento do público masculino presente. “Todas as outras delegacias são para os homens. O número de violência doméstica exige atendimento especializado. Preferia que os dados mostrassem que podemos fechar as Delegacias da Mulher, mas não é o que a realidade revela”, respondia.

Anflor ressalta que diferentemente da criminalidade que atinge toda sociedade, as mulheres são agredidas por seus maridos, ex-companheiros, pais, padrastos e até filhos. No Rio Grande do Sul, os feminicídios cresceram 41% no último ano, de 83 em 2017 para 117 em 2018.

Para mudar o quadro, Anflor diz que é importante a adesão dos homens à causa feminista. Além disso, o assunto também precisa ser debatido nas escolas, “especialmente com os meninos”, segundo ela. A discussão do tema nos colégios é prevista na Lei Maria da Penha.

Antes de comandar a delegacia especializada, durante um plantão convencional, Anflor atendeu uma prostituta estuprada. “Ela chegou sem os dentes da frente, enrolada em um lençol”, relembrou. O que deveria se rum programa se transformou em uma sessão de espancamento. O homem foi preso em flagrante.

Mas, ao trocar o plantão, a delegada sentiu resistência da equipe seguinte com o caso. “Eles queriam entender como autuá-lo por estupro se ele havia contratado o serviço. Como se, por ser prostituta, o homem pudesse fazer qualquer coisa. Ele quase matou ela!”, disse. “A sociedade ainda é machista, a gente já evoluiu, mas precisa evoluir mais”, concluiu.

+ sobre o tema

Por que a campanha da Always não é tão legal quanto parece

A ONG Safernet, parceira da marca, chegou a publicar...

Rafinha Bastos fora da Band

"Rafinha (Bastos) pediu demissão", diz executivo da Band Alto funcionário...

Naomi Osaka reacende debate sobre saúde emocional de atletas

Em 2019, Naomi Osaka (23 anos) já havia conquistado dois dos...

Disputa machista que pontua mulheres por beleza e cor da pele no Inter UFG gera revolta

Postagem com placar da pegação nos jogos internos da...

para lembrar

Eu escolhi não julgar

O jogador David Luiz escolheu esperar. Foi só a notícia...

Preconceito com menstruação ameaça trabalho e saúde de mulheres na Índia

Medicamentos perigosos e cirurgia para remoção do útero estão...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=