Guest Post »
Empoderamento é foco de obra inédita de Joice Berth, colunista do Justificando
Créditos da foto: Joice Berth. Foto: Daisy Serena

Empoderamento é foco de obra inédita de Joice Berth, colunista do Justificando

Empoderamento não é um conceito novo e nem inédito. Tem raízes históricas e muitas e muitos já se debruçaram sobre ele para catalisar grandes transformações sociais em momentos importantes da história. Trata-se mais de uma redescoberta do que de uma criação, já que há possíveis focos de aplicabilidade antes mesmo da denominação ser cunhada. Entretanto, apesar de ser um conceito debatido há algum tempo, ainda há muita confusão, inclusive nas redes sociais, quanto ao significado e aplicação. Por isso, partindo de pensadoras como Paulo Freire, Vivian Baquero, Patrícia Hill Collins, bell hooks, Lélia Gonzalez, Barbara Bryant Solomon, Angela Davis, Sueli Carneiro, dentre outras, a feminista negra, arquiteta e colunista doJustificando, Joice Berth se debruçou sobre tema candente nos debates atuais, para trazer importantes reflexões.

no Justificando

O resultado é o livro “O que é Empoderamento?” (Editora Letramento), que entrou em pré-estreia nessa semana. A preço acessível, com frete grátis para todo país por meio da página da Editora, você tem contato com um profundo estudo e pensamento da intelectual. Desde que começou sua coluna no Justificando, Joice tem expandido seus textos para todo país e hoje já angaria milhares de seguidores, leitoras e leitores que acompanham seu trabalho.

foto: Daisy Serena
Acesse e adquira o livro na pré-venda

Dentre outras reflexões, Joice traz que o poder que sugere a palavra não tem nada a ver com o conceito. Na verdade, o limita, já que o conceito transcende e, muito, o entendimento à primeira vista da palavra. Como exemplo, basta lembrar que uma das formas mais comuns de ver a palavra é por alguém dizer “fulana(o) se empoderou”. No entanto, como Joice explica em sua obra, ninguém se empodera sozinho. Empoderamento é um processo de simbiose entre o individual e o coletivo por uma transformação social profunda. É um instrumento de luta por emancipação e erradicação das desigualdades, que perpassa diversos campos das nossas vidas.

O livro é o terceiro da já histórica coleção Feminismos Plurais, organizada pela Mestra em Filosofia Djamila Ribeiro e autora de “O que é Lugar de Fala?”primeiro da série e sucesso de público e de crítica. O segundo título é “O que é Encarceramento em Massa?”, escrito pela pesquisadora Juliana Borges e lançado no último mês. A coleção é publicada pela Editora Letramento e tem o selo do Justificando. A obra promete ser um sucesso e pautar o tema de forma muito diferente como tem sido tratado nas redes sociais. Para Djamila, Joice Berth resgata esse importante conceito, tão esvaziado nos dias atuais, e traz seus significados e compreensão de dimensão coletiva, a partir, sobretudo, de feministas negras”.

Artigos relacionados