Entidades vão ao Congresso para exigir o uso de câmeras por policiais

Enviado por / FontePor Nós Negras, no UOL

Entidades e organizações do movimento negro participaram nesta quinta (24) de reuniões em Brasília (DF) com representantes do STF e do Congresso Nacional. Entre outras ações, os grupos começaram articulações para a criação de uma lei federal que torne obrigatório o uso e a regulamentação de câmeras em uniformes de agentes de segurança pública em todos os níveis (guardas municipais, polícias estatuais e federais), além de agentes de segurança privada em todo o país.

A agenda desta quinta incluiu encontros com parlamentares, com os ministros Flávio Dino, da Justiça, e Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, além da presidente do STF, Rosa Weber.

A articulação é uma resposta à operação policial deflagrada no litoral paulista, no fim de julho, que deixou diversas pessoas mortas após o assassinato de um policial da Rota. Moradores do local relataram casos de abuso de autoridade por parte dos policiais.

Dados obtidos pelo UOL mostram que houve uma queda de 80% da letalidade policial no estado de São Paulo um ano após a implementação do programa que prevê a instalação das câmeras nos uniformes dos agentes de segurança.

As organizações negras também pedem a proibição do que chamam de “operações policiais reativas”, além da construção de uma nova política de drogas e que o STF coloque limites às abordagens policiais.

Por todo o país, uma série de manifestações também ocorreu nesta quinta contra a violência policial e no intuito de cobrar justiça pelo assassinato da liderança quilombola Mãe Bernadete, do Quilombo Pitanga dos Palmares. A família aponta o racismo religioso e intolerância religiosa como motivação para o crime. Mãe Bernadete também teve o filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado em setembro de 2017.

PEGA A VISÃO

A escola aparece como o principal lugar de propagação de violência racial ao mesmo tempo em que é o primeiro lugar onde as crianças tomam contato com outras crianças fora do seio familiar. Daí a importância em se abordar a questão nesses ambientes

Márcio Black, cientista político e coordenador executivo de projetos do Peregum

Para o podcast Papo Preto, o cientista político Márcio Black comenta os dados da pesquisa “Percepções sobre o racismo no Brasil”, realizada pelo Instituto de Referência Negra Peregum e pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista). A pesquisa mostra que 81% dos brasileiros concordam que o Brasil é um país racista. Por outro lado, apenas 11% dos mesmos entrevistados consegue reconhecer práticas racistas no seu comportamento.

HISTÓRIA DA HISTÓRIA

A Fundação Cultural Palmares faz 35 anos. A entidade foi criada em 1988 para preservar valores culturais, sociais e econômicos da influência negra na formação da sociedade brasileira. Entre as diversas atribuições esta a responsabilidade por emitir a certidão que reconhece as comunidades quilombolas no Brasil.

+ sobre o tema

Teorias extremistas para ganhar votos na Europa

Algumas ideias de 'monstro' que matou 77 na Noruega...

‘Preto para ter um carro assim, só se for roubado’ diz professora racista para aposentada

HUMILHAÇÃO Sandra foi vítima de injúria racial feita por...

Mulher negra não é fantasia de carnaval

"Black face" é ferramenta de opressão e não desculpa...

Cotas raciais: Voto do Ministro Cezar Peluso

Ministro Peluso é sexto a votar a favor das...

para lembrar

Abandonar corpos foi desprezo da polícia por mortos e moradores do RJ

A chacina policial no Complexo do Salgueiro, que ocorreu na...

Rui Costa e o terraplanismo em segurança

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, em entrevista na segunda-feira...

Supermercado é acusado de racismo após associar mulher negra a vassoura

Uma rede de supermercados do Paraná foi acusada de...

I Jornada Nacional sobre Racismo Institucional e Sistema de Justiça (RJ) – Faça sua inscrição

Visamos propiciar, neste evento, o encontro de pesquisadoras e...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=