Estátua de Marielle é inaugurada no Centro do Rio: ‘Dia de ressignificar a nossa dor’, diz irmã

Família de vereadora, assassinada em 2018, participou de inauguração.

A estátua da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (27) no Centro do Rio.

A família da vereadora participou da cerimônia. A homenagem foi inaugurada no Buraco do Lume, área do Centro onde Marielle costumava conversar com eleitores para dar satisfações sobre o mandato.

“É um dia histórico, é um dia de memória, dia de ressignificar a nossa dor, a nossa luta. Tem sido aí quase 5 anos incansáveis pedindo por justiça, lembrando que a gente ainda segue sem saber quem mandou matar a Mari. Então, ter essa estátua, ressignificando esse lugar, onde ela ficou durante muitas vezes discursando aqui, muitas pessoas que votaram nela conheceram ela aqui nesse lugar. Então, para mim, hoje, além da emoção do aniversário dela, é a importância de saber que a minha irmã está aqui, mais um pedacinho com a gente”, disse a irmã dela, Anielle Franco.

De acordo com o Instituto Marielle Franco, que está organizando a homenagem, a Prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizou guardas municipais para fazer a vigilância da peça em bronze até o momento de sua inauguração, no Buraco do Lume, na Praça Mario Lago, no Centro do Rio.

A prefeitura também já colocou câmeras de vigilância no local, informou a assessoria de imprensa do instituto. A estátua também terá um fundo, obtido via financiamento coletivo, para sua manutenção.

Estátua de Marielle Franco — Foto: Reprodução/TV Globo

A peça em tamanho natural (1,75m) e esculpida pelo artista Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier, é carregada de simbolismos e significados para quem acompanhou a trajetória da vereadora, assassinada em 2018 no Rio.

A primeira delas é o próprio local escolhido para ser instalada. A data escolhida para a inauguração também tem referência. Seria nesta quarta-feira (27) que Marielle Franco completaria 43 anos se estivesse viva.

“A ideia é homenagear quem dedicou a sua vida para lutar pelos direitos de todas e todos! Vamos celebrar e erguer homenagens a quem dedicou sua vida para defender um mundo mais justo”, disse o instituto sobre a homenagem.

A concepção da estátua foi pensada pelo artista, a família de Marielle e também a partir de uma consulta pública nas redes sociais do Instituto Marielle Franco.

Estátua de Marielle Franco — Foto: Reprodução/TV Globo




+ sobre o tema

Como a morte de Marielle afeta as próximas eleições

“Nossa presença na política institucional é a única possibilidade...

Marielle, um convite presente para que possamos enxergar, escutar e agir com os outros

Há exatamente um mês fora brutalmente assassinada em uma...

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso Marielle

Justiça decreta prisão de suspeito de envolvimento no caso...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Quem mandou matar Marielle e por quê? 4 anos sem resposta é tempo demais!

Nesta segunda, completam quatro anos da perda brutal de...

Governo criará coordenação de saúde da população negra

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, adiantou nesta...
spot_imgspot_img

‘Vitória’, diz ministra Anielle Franco sobre IBGE apontar maioria da população parda

Na tarde desta sexta-feira (22), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou como "vitória" o resultado do Censo 2022, que demonstrou que o Brasil...

Diferenças não podem significar desigualdade de direitos, diz Anielle

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu a igualdade de direitos e oportunidades para o povo negro, bem como seu acesso à educação,...

Anielle defende punição mais rígida para crimes de racismo

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse, nesta quarta-feira (1º), que é preciso fazer com que os brasileiros passem a ter consciência racial....
-+=