Estudante nigeriano constrói helicóptero de sucata

Estudante usou um motor de Honda para fazer o veículo

Mubarak Muhammad Abdullahi, 24 anos, estudante de física na cidade de Kano, no norte da Nigéria, desmonta carros e motocicletas velhas no quintal de casa e monta seus próprios helicópteros, de acordo com a AFP.

“Levei oito meses construindo este aqui”, disse, enquanto enchia o radiador do veículo de quatro lugares que agora estaciona na universidade. O helicóptero, que já voou em seis ocasiões, é feito de sucata de alumínio comprada com dinheiro conseguido consertando telefones celulares e computadores, além de uma doação de seu pai.

O motor principal é de um Honda Civic de segunda mão e os bancos são de um velho Toyota. As outras partes vieram da carcaça de um Boeing 747 que caiu perto de Kano há alguns anos.

Para uma aeronave de quatro lugares o veículo é grande, medindo 12 metros de comprimento, sete de altura e cinco de largura. O helicóptero nunca foi mais alto que cerca de 2 metros. O cockpit tem uma ignição, acelerador e um joystick para controlar o balanço.

Uma pequena tela no painel é conectada a uma câmera sob o helicóptero para ter uma visão do solo. Um conjunto de seis botões ajustam o brilho da tela enquanto um pequeno transmissor é usado para comunicação.

“Você dá a partida, deixa o motor rodar um minuto ou dois e muda aciona a alavanca de aceleração. Quando chegar a 300 rpm, é só apertar o joystick que ele decola”, explica Abdullahi.

O jovem diz que aprendeu o básico sobre helicópteros através da Internet e teve a idéia de montar um vendo filmes. “Eu via filmes de ação e era fascinado pela forma que voam os helicópteros. Decidi então que seria mais fácil fazer um do que um carro”, disse.

O estudante espera que o governo nigeriano e seus compatriotas ricos invistam nele para a construção das máquinas e não com fabricantes estrangeiros.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

Eto’o e Drogba detonam médicos que sugeriram teste para vacina contra a Covid-19 na África

Camaronês e marfinense apontam racismo na proposta dos pesquisadores Do...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Medo do Ebola jogou 2 jovens africanos nas ruas de SP

Justiça negou acolhimento em abrigo e meninos foram colocados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=