Estudante nigeriano constrói helicóptero de sucata

Estudante usou um motor de Honda para fazer o veículo

Mubarak Muhammad Abdullahi, 24 anos, estudante de física na cidade de Kano, no norte da Nigéria, desmonta carros e motocicletas velhas no quintal de casa e monta seus próprios helicópteros, de acordo com a AFP.

“Levei oito meses construindo este aqui”, disse, enquanto enchia o radiador do veículo de quatro lugares que agora estaciona na universidade. O helicóptero, que já voou em seis ocasiões, é feito de sucata de alumínio comprada com dinheiro conseguido consertando telefones celulares e computadores, além de uma doação de seu pai.

O motor principal é de um Honda Civic de segunda mão e os bancos são de um velho Toyota. As outras partes vieram da carcaça de um Boeing 747 que caiu perto de Kano há alguns anos.

Para uma aeronave de quatro lugares o veículo é grande, medindo 12 metros de comprimento, sete de altura e cinco de largura. O helicóptero nunca foi mais alto que cerca de 2 metros. O cockpit tem uma ignição, acelerador e um joystick para controlar o balanço.

Uma pequena tela no painel é conectada a uma câmera sob o helicóptero para ter uma visão do solo. Um conjunto de seis botões ajustam o brilho da tela enquanto um pequeno transmissor é usado para comunicação.

“Você dá a partida, deixa o motor rodar um minuto ou dois e muda aciona a alavanca de aceleração. Quando chegar a 300 rpm, é só apertar o joystick que ele decola”, explica Abdullahi.

O jovem diz que aprendeu o básico sobre helicópteros através da Internet e teve a idéia de montar um vendo filmes. “Eu via filmes de ação e era fascinado pela forma que voam os helicópteros. Decidi então que seria mais fácil fazer um do que um carro”, disse.

O estudante espera que o governo nigeriano e seus compatriotas ricos invistam nele para a construção das máquinas e não com fabricantes estrangeiros.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Livro de Michelle Obama quebra recorde de vendas em 15 dias

Mais de dois milhões de exemplares das memórias de...

Reverendo Jesse Jackson fala sobre avanços e retrocessos rumo à igualdade racial nos EUA

Defensor de direitos humanos, o pastor norte-americano Jesse Jackson...

Bijagós: sociedade matriarcal?

Conhecida por sua lealdade, gentileza, honestidade, respeito pelo outro...

Flávio Renegado – Minha Tribo é o Mundo

  Com um som contemporâneo, que alia rap, hip...

para lembrar

Dia de África celebrado com presença de Angola

Windhoeck – Angola esteve presente, em Harare, na...

Grávida estilosa: Rihanna faz 34 e revoluciona moda gestante; veja fotos

Uma das artistas mais famosas do mundo, Rihanna está...

A musicalidade negra como resistência

Há mais de 500 anos, todo o saber negro...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...
-+=