Estudo revela por que as mulheres se desculpam tanto

Homens descrevem menos razões para receber desculpas

 

Um estudo feito pela Universidade de Waterloo, no Canadá, mostra que as mulheres pedem mais desculpas do que os homens, mas, que isso acontece não porque eles resistam a se desculpar, mas porque pensam que cometem menos erros.

Karina Schumann, estudante de doutorado em psicologia social da universidade, explica ao site Live Science que existe o estereótipo de que as mulheres tendem a pedir mais desculpas que os homens porque eles seriam mais “duros na queda”, mas não há evidências que comprovem essa ideia.

– Os homens não resistem a pedir desculpas por não assumir a responsabilidade de suas ações. Quando eles percebem que fizeram algo errado, se desculpam com a mesma frequência que as mulheres. A diferença é que eles pensam que erram menos.

Em um teste, 33 estudantes com idade entre 14 e 44 anos, escreveram uma espécie de diário em que contavam situações pelas quais deveriam se desculpar, efetivamente se desculparam ou em que julgavam merecer um pedido de desculpas.

O resultado foi idêntico: 81% dos homens e das mulheres pediram desculpas em situações em que acharam necessária essa atitude. Os homens indicaram menos situações para se desculpar que as mulheres. Também descreveram menos razões para receber desculpas.

Depois de analisar as descrições, a pesquisadora fez outro estudo, com 120 pessoas. A tarefa era que os pesquisados julgassem se algumas ações eram graves. Dessa vez, as mulheres consideravam algumas atitudes mais graves que os homens. Por isso, acharam que um maior número de ações merecia uma retratação.

A pesquisa de Karina foi publicada na revista científica Psychologial Science e ela diz que as conclusões servem para que ambos os sexos se relacionem melhor.

– Em vez de achar que o seu parceiro pode ler sua mente e entender suas emoções com precisão, você precisa se comunicar e mostrar o que está sentindo porque ele pode estar vendo a mesma situação com um olhar diferente do seu.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Benedita da Silva celebra Anielle Franco no Ministério de Igualdade Racial: “mulher potente”

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) comemorou nesta quarta-feira...

Grávida não vale nada (Poema para Adelir)

Médica, juiz e polícia obrigaram gestante gaúcha a fazer...

Luta por terra é apontada entre violências contra negras no Brasil

Isabela da Cruz cresceu no Quilombo Invernada Paiol de...

para lembrar

EUA: mulher negra vence eleições primárias democratas na Geórgia

A norte-americana Stacey Abrams venceu nesta terça-feira (22) as...

Estudante da Ufba representará Brasil em fóruns nos EUA e Japão

Aniele é também uma das 20 jovens escolhidas para...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=