EUA elegem primeira senadora abertamente homossexual

Democrata Tammy Baldwin vence republicano Tommy Thompson em eleição histórica no Estado de Wisconsin

 

A primeira senadora abertamente homossexual da história dos Estados Unidos foi eleita nesta terça-feira: é a democrata Tammy Baldwin, que venceu o republicano Tommy Thompson em Wisconsin.

“Não se enganem, tenho orgulho de ser uma progressista em Winsconsin”, disse a democrata, cuja homossexualidade não foi um tema dominante na acirrada eleição neste Estado do norte do país.

Tammy, 50 anos, havia ocupado anteriormente uma cadeira na Câmara de Representantes, onde também foi a primeira integrante abertamente homossexual. Depois da vitória nesta terça-feira, a congressista, muito comprometia com a situação no Oriente Médio, chega ao Senado.

A eleição da senadora foi uma das boas notícias para os defensores dos direitos homossexuais nos EUA durante esta eleição. Além disso, Maryland e Maine tornaram-se os primeiros Estados da história do país a permitir o casamento homossexual através do voto popular.

Maryland e Maine juntam-se a outros seis Estados onde é permitido a união homoafetiva, como Nova York e Califórnia. Nessas localidades, porém, o direito foi adquirido após decisão obtida em tribunais.

Os eleitores de Washington também votaram sobre o casamento gay, mas os resultados ainda eram inconclusivos.

Em Minnesota, onde a união de casais do mesmo sexo é proibida por lei, legisladores propuseram um referendo popular que restringia o casamento apenas entre homens e mulheres, numa tentativa de mostrar que a lei era bem aceita pela população. O resultado ainda não foi divulgado.

 

 

Fonte: iG

+ sobre o tema

Ataques a albinos assumem proporções críticas

A relatora independente das Nações Unidas para os Direitos...

Eleição provoca polêmica ao colocar LeBron à frente de Magic, Wilt e Bird

Ranking feito por especialistas de emissora dos Estados Unidos...

para lembrar

Brigid Kosgei: a maratonista mais rápida da história que correrá a São Silvestre

Queniana mãe de gêmeos e filha de mãe solo...

Festival cita filme de Lázaro Ramos como “o melhor desde ‘Cidade de Deus'”

O Pan African Film Festival, evento de Cinema em Los...

Escritor munduruku diz que literatura indígena está crescendo no Brasil

Rio de Janeiro - Graduado em filosofia, história...
spot_imgspot_img

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...
-+=