Exposição que homenageia escritores moçambicanos chega a Portugal

Na mostra “Configurações (im)prováveis”, os fotógrafos Filipe Branquinho e Mauro Pinto fazem a sua leitura da vida e obra dos escritores Ungulani Ba Ka Khosa e Paulina Chiziane. A exposição é inaugurada quinta-feira em Coimbra, onde pode ser visitada até 6 de março.

No África 21Digital

Coimbra – O Colégio das Artes, na Universidade de Coimbra, recebe a partir de quinta-feira, 15 de janeiro, a exposição “Configurações (im)prováveis”, da autoria dos fotógrafos Filipe Branquinho e Mauro Pinto. A mostra, que tem o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, homenageia dois dos maiores nomes da literatura moçambicana: Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa.

Filipe Branquinho e Mauro Pinto, fotógrafos com um percurso internacional, foram desafiados a trabalhar a obra de um destes escritores. Surgiram, assim, duas séries de cinco fotografias: Mauro Pinto visita a obra de Paulina Chiziane, as mulheres moçambicanas e o seu papel em práticas tradicionais; Filipe Branquinho lê Ungulani Ba Ka Khosa, recria espaços a partir do ponto de vista de personagens e evoca a história e a memória de Moçambique.

Depois de ter sido apresentada em Moçambique, nas cidades de Maputo e Beira, a mostra chega a Portugal, onde poderá ser visitada no Colégio das Artes até ao dia 6 de março.

Em 1987, Ungulani Ba Ka Khosa publicou “Ualalapi”, romance sobre o passado colonial e sobre Gungunhana, que foi considerado um dos 100 melhores livros da literatura africana do século XX. Paulina Chiziane retrata, em muitas das suas obras, a vida das mulheres africanas, como sucede em “Niketche – uma história de poligamia”.

Na exposição, cada fotografia coabita com um excerto literário que remete para possíveis leituras.

“Mostrar esta exposição em Portugal, num espaço de reflexão e prática artística como o Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, é revelador da importância que a literatura e a fotografia moçambicanas têm hoje em Portugal”, sublinha, em comunicado, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Pinguins passeiam com trajes africanos em parque japonês

Os cinco pinguins, do parque de diversões Hakkejima...

Caribe, África e integración – Por: Jesús Chucho García

ALAI AMLATINA, 15/07/2013.- El espacio Caribe desde el...

“Dama de Ferro” do Senegal quer acabar com a corrupção

A nova primeira-ministra do país africano diz ter recuperado...
spot_imgspot_img

Literatura africana em sala de aula: uma proposta didática

A relação entre história e literatura vem de longa data. A narrativa literária é considerada uma das fontes de produção do conhecimento histórico sobre...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=