Exposição que homenageia escritores moçambicanos chega a Portugal

Na mostra “Configurações (im)prováveis”, os fotógrafos Filipe Branquinho e Mauro Pinto fazem a sua leitura da vida e obra dos escritores Ungulani Ba Ka Khosa e Paulina Chiziane. A exposição é inaugurada quinta-feira em Coimbra, onde pode ser visitada até 6 de março.

No África 21Digital

Coimbra – O Colégio das Artes, na Universidade de Coimbra, recebe a partir de quinta-feira, 15 de janeiro, a exposição “Configurações (im)prováveis”, da autoria dos fotógrafos Filipe Branquinho e Mauro Pinto. A mostra, que tem o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, homenageia dois dos maiores nomes da literatura moçambicana: Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa.

Filipe Branquinho e Mauro Pinto, fotógrafos com um percurso internacional, foram desafiados a trabalhar a obra de um destes escritores. Surgiram, assim, duas séries de cinco fotografias: Mauro Pinto visita a obra de Paulina Chiziane, as mulheres moçambicanas e o seu papel em práticas tradicionais; Filipe Branquinho lê Ungulani Ba Ka Khosa, recria espaços a partir do ponto de vista de personagens e evoca a história e a memória de Moçambique.

Depois de ter sido apresentada em Moçambique, nas cidades de Maputo e Beira, a mostra chega a Portugal, onde poderá ser visitada no Colégio das Artes até ao dia 6 de março.

Em 1987, Ungulani Ba Ka Khosa publicou “Ualalapi”, romance sobre o passado colonial e sobre Gungunhana, que foi considerado um dos 100 melhores livros da literatura africana do século XX. Paulina Chiziane retrata, em muitas das suas obras, a vida das mulheres africanas, como sucede em “Niketche – uma história de poligamia”.

Na exposição, cada fotografia coabita com um excerto literário que remete para possíveis leituras.

“Mostrar esta exposição em Portugal, num espaço de reflexão e prática artística como o Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, é revelador da importância que a literatura e a fotografia moçambicanas têm hoje em Portugal”, sublinha, em comunicado, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

+ sobre o tema

Venezuela rompe relação com Colômbia

Por: ANDREA MURTA e FLÁVIA MARREIRO Decisão ocorre momentos...

O ‘Raízes’ está de volta e traz a diva da bossa negra Elza Soares

São boas notícias para os aficionados da world music...

para lembrar

Gratuita e online, mostra América Negra traz 35 filmes de dez países

Quando se pensa em cinema, os Estados Unidos ocupam...

Glória Maria tira imobilização do braço na próxima semana

Glória Maria deve se despedir da tipoia no braço...

Beyoncé: vídeo mostra cantora dançando aos 5 anos

Beyoncé aparece fazendo movimentos de dança, aos 5 anos,...

Milton Nascimento lembra como o preconceito racial despertou sua consciência política

Em 2010, Milton Nascimento foi batizado pelos índios Guarani...
spot_imgspot_img

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...

Musical conta trajetória da cantora, ativista e deputada Leci Brandão

O respeito é o sentimento mais citado pelos artistas que participam do musical Leci Brandão - Na palma da mão. O espetáculo conta a trajetória...

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....
-+=