Familiares de mãe Bernadete Pacífico deixam Quilombo de Pitanga dos Palmares por proteção

Matriarca foi assassinada na última quinta-feira (17); velório foi marcado por homenagens, música e ancestralidade

O governo da Bahia retirou familiares da líder quilombola Bernadete Pacífico do Quilombo de Pitanga dos Palmares, como medida de proteção. A ativista foi assassinada dentro de casa, na última quinta-feira (17), aos 72 anos.

Estabelecida na região desde o século XIX, a comunidade é descendente de trabalhadores e trabalhadoras vítimas da escravidão, que formaram grupos e territórios de resistência desde o período colonial. Há décadas, as famílias do território lutam contra as consequências de grandes empreendimentos públicos e privados; e convivem com forte especulação imobiliária empresarial e violência.

Neste sábado (19), a secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Ângela Guimarães, informou que parentes de mãe Bernadete deixaram o local. Alem disso, segundo ela, equipes da pasta e da polícia permanecem no quilombo para assegurar proteção a moradores e moradoras.

“Obviamente a comunidade está assustada, porque ninguém esperava uma situação tão brutal e tão torpe. Estamos com a presença da Polícia Militar e retiramos os familiares para eles não ficarem na comunidade. Também estamos identificando as pessoas que necessitem dos programas de proteção a vítimas e de defensores de direitos humanos”, disse Ângela à Agência Brasil.

Ela ressaltou ainda que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou investigação rigorosa por parte das polícias Militar e Civil. A Polícia Federal também atua para descobrir os mandantes e os executores do crime. 

Bernadete Pacífico é uma liderança histórica da região de Simões Filho (BA), município da região metropolitana de Salvador, onde está localizado o Quilombo Pitanga dos Palmares. Ela já havia denunciado ser alvo de ameaças e estava sob proteção policial.

A liderança foi executada enquanto assistia televisão com os netos por dois homens de capacete que invadiram a casa. Mãe Bernadete Pacífico foi enterrada neste sábado, na capital baiana. Ela está ao lado do filho, Flávio Gabriel Pacifico, que também foi morto em um atentado.

Velada em uma cerimônia candomblecista no quilombo, a ativista foi levada ao cemitério em um caminhão do Corpo de Bombeiros, que chegou em carreata a Salvador e percorreu as ruas de Simões Filho acompanhado por uma caminhada em homenagem à matriarca.

O velório e o trajeto foram tomados por música. Bernadete Pacífico foi lembrada com samba, o que era desejo expresso dela. Neste sábado (19), a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou o Estado Brasileiro a realizar uma investigação “célere, imparcial e transparente”.

Leia também:

Ao menos 30 líderes quilombolas foram assassinados nos últimos dez anos

Estado tem obrigação de apurar assassinato de líder quilombola

Coalizão Negra por Direitos se soma ao Quilombo Pitanga dos Palmares e à CONAQ na luta por justiça por Binho do Quilombo e Mãe Bernadete

+ sobre o tema

Vinicius Junior é alvo de racismo nas redes sociais, e Fla pede apuração do MP

Presidente Eduardo Bandeira de Mello condena atitude: É uma...

Após sanção de Dilma, nova lei vai gerar mais 400 cotas na Ufba

Atualmente, a instituição oferece 45% das vagas para estudantes...

Exclusão? Pra onde?

No Brasil, as 12 cidades-sede dos megaeventos esportivos...

para lembrar

OAB/RJ fará seminário sobre racismo e ato de desagravo

      Na terça-feira, dia 8, a Comissão...

“Quando cheguei a Paris, não era visto como um francês, mas como um negro”

O futebolista mais internacional da história da selecção...

Por que matam os nossos pássaros negros?

É preciso que olhemos as crianças e jovens negros...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=