Fora da caixinha

Laerte Coutinho, cartunista brasileiro top de linha, um dia decidiu se vestir como uma dama. Também pôs colar, salto alto e pintou as unhas. Dos pés e das mãos. Em recente entrevista, declarou: “Sou uma pessoa trans, gosto de me ver como mulher”.

Por: Do: yahoo

Trans é um prefixo bacana, presente em palavras importantes, transatlântico, transnacional, transcendência, transcurso, transformação, transparência. Todas têm a ver com movimento, com ir além. Transpassar.

Acho que cada um é trans em algum aspecto da vida. Pois nascemos livres e depois a família, a escola, o trabalho, a sociedade vão botando pastilhas de freio. Menino tem que ser assim. Menina tem que se comportar assado. Ora azul, ora rosa. Ou seja, vão nos empurrando para dentro de gavetinhas

Até que chega uma hora que a gente começa a sufocar. Deixamos de caber no espaço dos quadradinhos. É claro que a maioria não tem a radicalidade – ou a coragem – do Laerte. Ou simplesmente, nenhum desejo de ser homem e se vestir de mulher, ser mulher e se vestir de homem.

Mas – com variações de gosto e intensidade – é sempre produtivo sair da caixinha para ver as coisas por outros pontos de vista. Para trocar de lado no balcão. Mudar de calçada, de praia, de esquina. Usar novas réguas. Isso faz a gente crescer como profissional, pessoa, cidadão.

Quando saímos da caixinha também desejamos que os outros o façam. É tão gratificante que queremos dividir. Ao ver e ouvir o Laerte Coutinho, sinto lufadas de liberdade! Não tenho vontade de usar terno e gravata e também não gosto de me pintar. Mas o Laerte acende em mim ímpetos de outras experimentações.

Além disso, quando a gente percebe que é capaz de pôr a cabeça para fora do quadrado, do estrado, da baia, do escaninho, ficamos mais abertos para conviver com as diferenças. A nossa e a alheia. Tal fato diminui a violência nas relações, nos fazendo mais felizes. Pois se o outro pode ser como quiser, eu também posso.

Hoje, tenho a convicção que mundo bom é aquele em que cabem todos os indivíduos com suas expressões particulares. Mundo em que cabe a prosa e a poesia. O rápido e o devagar. A bicicleta e o ônibus. O evangélico e a travesti. A alegria.

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

Conteúdos alados

Por Fernanda Pompeu O mais divertido de ler oráculos e...

Me compadeço

Respeitar o medo do outro foi uma conquista da...

Futebol de letra

Gosto de futebol bem jogado. Futebol simples que resulta...

Cauby, Cauby!

A cena é tão boa que dispensa roteirista. Mamãe...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=