Frente Negra Gaúcha (FNG) organiza webinar para celebrar o ‘Julho das Pretas’ nesta quinta (22)

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Pelo segundo ano consecutivo, a Frente Negra Gaúcha (FNG), por meio de sua Diretoria de Comunicação, realiza o “Julho das Pretas”. Trata-se de uma programação especial em homenagem às mulheres, a fim de marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha, cuja data é celebrada no dia 25 de julho.

Para marcar a data, será realizado nesta quinta-feira (22), às 20h, o webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais”, com a presença de quatro personalidades, de diferentes gerações, representativas da luta das mulheres no estado e no país. A transmissão é pelo Facebook da FNG.

Webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais” conta com a presença de quatro personalidades representativas da luta das mulheres / Divulgação

Participam a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, docente da UFRGS e professora titular de Ensino-aprendizagem: Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos Faculdade São Carlos; Luana Santos, presidente recém-eleita da Imperadores do Samba e 1ª mulher, na agremiação, a presidir a tradicional escola de samba; Helena Meirelles, professora e ativista do movimento LGBTQIA+; e Vera Lopes, atriz de cinema e teatro e ativista do movimento negro. A mediação será da jornalista e produtora cultural Silvia Abreu. Estas mulheres, por seu pioneirismo, coragem, criatividade, talento e profissionalismo, dignificam aquelas que as precederam. 

Tendo como tema “Nossos Passos Vêm de Longe”, frase atribuída à Maya Angelou e consagrada pela médica e ativista Jurema Werneck, a FNG busca recuperar a memória da luta histórica das mulheres negras até os dias atuais e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes espaço articulado e organizado de participação.

Ao longo do mês de julho, também promoveu uma campanha de depoimentos em vídeo de mulheres de diferentes faixas etárias e profissões, homenageando outras mulheres de relevância no cenário local, nacional ou internacional, que as inspiraram por suas significativas contribuições à sociedade e à luta das mulheres.

Participaram da campanha em vídeos: Aline Alves, acadêmica de Relações Internacionais/membra FNG; Lucia Regina Brito Pereira, vice-presidente do Codene-RS; Mariana Marmontel, slammaster, atriz, produtora cultural e afro-empreendedora; Marguerite Silva Santos, soprano e jazzista; Marina Edi da Silva Rodrigues, carnavalesca, manequim, professora e ativista negra; Nina Fola, socióloga, produtora cultural, cantora e percussionista; Pathy Costa, estrategista digital; Silvia Prado, psicóloga; Valéria Barcellos, cantora e performer.

Os vídeos da campanha estarão disponíveis nas redes sociais da Frente Negra Gaúcha.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

25 de julho: Bamidelê completa 10 de fundação e celebra o Dia da Mulher Negra

Hoje 25 de julho, a Bamidelê – Organização de...

Mulheres Negras ocupam hoje as ruas de São Paulo em marcha

Negras marcham contra as opressões de raça, gênero e...

‘Festival Latinidades’ tem programação linda sobre representatividade

Bora valorizar a cultura e as narrativas das mulheres...

O Brasil se movimenta a partir das mulheres negras

Pela primeira vez celebramos o julho das pretas num Brasil com...
spot_imgspot_img

II Encontro de Mulheres Negras e Mercado de Trabalho

Muito aconteceu desde o nosso último encontro em 2022. Nesta segunda edição do Encontro de Mulheres Negras e Mercado de Trabalho que encerra com...

Festival Latinidades traz shows e debates para Salvador 

Após o sucesso das edições em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, o 16º Festival Latinidades chega a Salvador neste sábado e domingo,...

Julho das pretas: conheça a trajetória da caririense Neusa Lourenço

O dia 25 de julho é uma data para ser celebrada. Isso porque internacionalmente desde 1992 em Santo Domingo, na República Dominicana, quando um...
-+=