Frente Negra Gaúcha (FNG) organiza webinar para celebrar o ‘Julho das Pretas’ nesta quinta (22)

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Pelo segundo ano consecutivo, a Frente Negra Gaúcha (FNG), por meio de sua Diretoria de Comunicação, realiza o “Julho das Pretas”. Trata-se de uma programação especial em homenagem às mulheres, a fim de marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha, cuja data é celebrada no dia 25 de julho.

Para marcar a data, será realizado nesta quinta-feira (22), às 20h, o webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais”, com a presença de quatro personalidades, de diferentes gerações, representativas da luta das mulheres no estado e no país. A transmissão é pelo Facebook da FNG.

Webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais” conta com a presença de quatro personalidades representativas da luta das mulheres / Divulgação

Participam a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, docente da UFRGS e professora titular de Ensino-aprendizagem: Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos Faculdade São Carlos; Luana Santos, presidente recém-eleita da Imperadores do Samba e 1ª mulher, na agremiação, a presidir a tradicional escola de samba; Helena Meirelles, professora e ativista do movimento LGBTQIA+; e Vera Lopes, atriz de cinema e teatro e ativista do movimento negro. A mediação será da jornalista e produtora cultural Silvia Abreu. Estas mulheres, por seu pioneirismo, coragem, criatividade, talento e profissionalismo, dignificam aquelas que as precederam. 

Tendo como tema “Nossos Passos Vêm de Longe”, frase atribuída à Maya Angelou e consagrada pela médica e ativista Jurema Werneck, a FNG busca recuperar a memória da luta histórica das mulheres negras até os dias atuais e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes espaço articulado e organizado de participação.

Ao longo do mês de julho, também promoveu uma campanha de depoimentos em vídeo de mulheres de diferentes faixas etárias e profissões, homenageando outras mulheres de relevância no cenário local, nacional ou internacional, que as inspiraram por suas significativas contribuições à sociedade e à luta das mulheres.

Participaram da campanha em vídeos: Aline Alves, acadêmica de Relações Internacionais/membra FNG; Lucia Regina Brito Pereira, vice-presidente do Codene-RS; Mariana Marmontel, slammaster, atriz, produtora cultural e afro-empreendedora; Marguerite Silva Santos, soprano e jazzista; Marina Edi da Silva Rodrigues, carnavalesca, manequim, professora e ativista negra; Nina Fola, socióloga, produtora cultural, cantora e percussionista; Pathy Costa, estrategista digital; Silvia Prado, psicóloga; Valéria Barcellos, cantora e performer.

Os vídeos da campanha estarão disponíveis nas redes sociais da Frente Negra Gaúcha.

+ sobre o tema

Angela Davis nos dá esperança!

Ontem, 23 de outubro de 2019, Angela Davis realizou...

Cada vitória de Serena Williams vem acompanhada de racismo e sexismo revoltantes

Texto de Jenée Desmond-Harris. Publicado originalmente com o título: ‘Every Serena...

Serena vence em Wimbledon pela sexta vez e completa o ‘Serena Slam’

Mais uma vez a norte-americana Serena Williams saiu de...

para lembrar

25 de julho: Dia da Mulher Negra comemorado nesta segunda

O Dia Internacional da Mulher Negra será comemorado, pela...

Jurema Werneck: ”Somos herdeiras de mulheres que construíram a própria força”

Médica, pesquisadora e fundadora da ONG Criola fala sobre...

Caruaru celebra ‘Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha’

Inicia nesta quarta-feira (22), a programação alusiva à Semana...
spot_imgspot_img

Mulheres negras por um mundo em que caibamos todas

"Povoada,/ Quem falou que eu ando só/ Nessa terra, nesse chão de meu Deus/ Só uma, mas não sou só." A chegança soprada pelas...

Vinte e cinco de julho e todos os dias

Sou boa em guardar datas, não posso negar. No dia 25 de julho, fui atrás das memórias do Facebook para relembrar que já se...

Mulheres e parteiras: saberes e cuidados num quilombo da Amazônia

Falar de gravidez e do ato de parir uma criança é complexo, pois é um assunto rodeado de mistérios e incertezas para as mulheres...
-+=