Governo Federal recebe lojistas de shoppings e abre diálogo sobre rolezinhos

 

Ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Marta Suplicy (Cultura), o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, abriram um processo de interlocução sobre os chamados rolezinhos.

O Governo Federal – representado pelas ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Marta Suplicy (Cultura), pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e pela secretária nacional de Juventude, Severine Macedo – atendendo solicitação da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), recebeu na manhã desta quarta-feira (29/01) representantes dos Shopping Centers e abriu um processo de interlocução sobre os chamados rolezinhos, eventos que têm ocorrido nesses estabelecimentos em diferentes cidades do país, a partir de convocações feitas pelas redes sociais na internet.

Na reunião foi reafirmado pelo Governo o entendimento de que o diálogo é o principal instrumento de compreensão e construção de padrões de convivência com esses eventos, na perspectiva da garantia dos direitos dos diferentes segmentos sociais a eles relacionados.

Os ministros manifestaram a percepção de que esses eventos são expressão do dinamismo, da mobilidade social e das mudanças que caracterizam a sociedade brasileira nos últimos anos. Consideraram também a necessidade da reorientação dos padrões de atuação e da cultura das forças de segurança, nos diversos níveis da Federação, no sentido de evitar posturas preconceituosas e discriminatórias ou ações inadequadas e desproporcionais.

Também foi destacada a importância do aprofundamento na execução de políticas públicas voltadas para o atendimento de demandas da juventude, especialmente no âmbito da cultura, do lazer e do esporte.

O governo aceitou o convite para participar, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, de uma reunião nacional da Alshop com os diretores operacionais dos shoppings de todo o país, voltada para o debate e o estabelecimento de parâmetros de atuação das seguranças internas desses estabelecimentos visando preservar suas atividades comerciais e, ao mesmo tempo, assegurar os direitos de acesso e circulação em seus espaços e coibir a ocorrência de ilegalidades como depredações, furtos ou ameaças.

A reunião proporcionou ainda uma análise conjunta da relevância e dos legados positivos da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil – que necessitam ser melhor informados – e do caráter democrático da garantia do direito de manifestação àqueles que querem protestar contra o evento, desde que assegurados também os direitos daqueles que pretendem acompanhar e participar, de diferentes maneiras, dessa competição que será uma grande festa do esporte mais popular do planeta, do qual o Brasil é referência permanente.

Participaram da reunião os seguintes representantes do setor de shopping centers: Nabil Shahyoun, presidente da Alshop; Maria Cristina C. Franco, presidente da Associação Brasileira de Franchising; Vidal Ritvo Veicer, proprietário do Shopping Ibirapuera; Eduardo Gribel, proprietário da Rede de Shopping Centers Tenco; Cláudio Bobrow, presidente da rede de lojas Puket; e Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que congrega grande parte dos sindicatos dos empregados do setor.

 

 

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

Por que as atrizes estão sacudindo o tapete vermelho do Oscar

Em meio à temporada de premiações de Hollywood e...

Carta de uma travesti à igreja evangélica brasileira

Querida igreja, Sei que meu nascimento foi celebrado no meio...

Museus feministas pelo mundo buscam reparar exclusão das mulheres da história e da arte

Centros em países tão diversos como Suécia, Dinamarca, Turquia...

para lembrar

Cida Abreu é a nova presidenta da Fundação Cultural Palmares

Foi nomeada, como presidenta da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC),...

Maju faz homenagem a colegas negras em camiseta: “Esse time no peito, bixo”

por Carolina Farias no UOL A apresentadora da previsão do tempo...

Processos de feminicídios subiram 36% no RS em 2017

Tribunal de Justiça contabilizou 194 ações sobre mulheres mortas...

Tereza Cárdenas, escritora: ‘No princípio, o universo era todo branco’

Vencedora do Casa de las Américas por ‘Cartas para...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=