Grito dos Excluídos em Salvador tem pedidos por justiça e proteção aos povos preto e quilombola

Enviado por / FontePor Natally Acioli, do g1

Concentração do ato ocorreu em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande.

A 29ª edição do Grito dos Excluídos reuniu diversos grupos em Salvador, nesta quinta-feira (7), para pedir justiça e proteção para o povo negro e quilombola. Na ocasião, os manifestantes carregavam cartazes e fotos de familiares e amigos que foram vítimas da violência, entre eles, Bernadete Pacífico, que foi assassinada no dia 17 de agosto.

A concentração do público começou por volta das 8h30, no Largo do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves. Entre os manifestantes, estava a jovem Pâmela Rodrigues, de 21 anos, viúva do quilombola José William dos Santos Barros, que morreu no dia 27 de agosto, em Juazeiro, no norte da Bahia. Ele deixou um filho de 4 anos.

“A gente veio pedir justiça pelo que fizeram com ele. A polícia matou ele covardemente e ele não era o que eles falam. Eles disseram que William estava com arma, mas ele não estava. A gente passou o dia junto com o filho dele e com a família, e infelizmente eles fizeram isso”, desabafou.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a morte do jovem quilombola ocorreu durante a intervenção de policiais militares e que, conforme relatado na ocorrência, o suspeito estava em uma motocicleta quando entrou em confronto com os militares. Ele foi socorrido pelos PMs para o Hospital Regional, mas não resistiu, e uma arma de fogo foi apreendida. O caso é investigado pela 1ª delegacia de Juazeiro.

O g1 também entrou em contato com a Polícia Militar, que informou, por meio de nota, que o caso é acompanhado pela Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Pâmela Rodrigues, de 21 anos, viúva do quilombola José William dos Santos Barros (Foto: Natally Acioli/g1)

Quem também estava presente no ato foi Lucas Kelsen, representante do projeto Educafro, que tem como principal objetivo, inserir e garantir a permanência de negros e pessoas da camada popular dentro das instituições de ensino superior.

Segundo ele, a Educafro Brasil, através da regional Bahia, protocolou uma ação civil pública com a solicitação de uma indenização de R$ 143 milhões em favor das comunidades negras e quilombolas.

“Nós estamos indo para 12 assassinatos de quilombolas. O assassinato da mãe Bernadete chocou o Brasil e o mundo, porque a própria ONU [Organização das Nações Unidas] está atenta a isso. Então a Educafro pleiteou a indenização para os grupos quilombolas e comunidades negras, e tem feito vigílias. A gente só vai parar as vigílias quando, de fato, os crimes forem elucidado”, disse Lucas.

Grito dos Excluídos em Salvador (Foto: Natally Acioli/g1)

Ainda durante o ato, o diretor-executivo nacional da Educafro Brasil, o frei Davi Santos, lamentou a morte de mãe Bernadete, que ocorreu no dia 17 de agosto, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e do quilombola José William.

“Nós entendemos que os brancos ladrões, a polícia não trata atirando, a polícia dá a eles o direito ao devido processo legal. Nós queremos que a polícia apenas trate igualmente o povo negro, como trata o povo branco, de modo que a polícia pare de ser racista”, pediu.

Frei Davi questionou, ainda, o processo de formação dos policiais, que ele considera “muito superficial”.

“É isso que gera nos policiais a ideia de que todo negro é ladrão, que tem que ser assassinado para diminuir a criminalidade. Na verdade, transforma os nossos agentes, que são os policiais pagos por nós, em bandidos, assassinos, porque quando o policial mata um jovem negro, mesmo ele estando errado, o policial está comentando um crime, está sendo injusto como a lei”, comentou.

+ sobre o tema

para lembrar

Claudia Silva Ferreira, 38 anos, auxiliar de limpeza, morta arrastada por carro da PM

Texto de Camilla de Magalhães Gomes. 2014 ainda está no...

A PM, as UPPs e os Panteras Negras

Sérgio Domingues   O Mapa da Violência 2014 mais uma vez...

Anistia Internacional: Lançamento da campanha Jovem Negro Vivo

Em 2012, 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil....
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o PL 1.958 de 2021, de autoria do senador Paulo Paim, que propõe a reserva de...
-+=