Guia Estratégias de Advocacy para uma Primeira Infância sem Racismo

Este guia tem como objetivo contribuir para que as organizações da sociedade civil realizem  ações de enfrentamento ao racismo desde a primeira infância.

Nesse sentido, o guia apresenta um passo a passo de sugestões, que provocam inicialmente uma reflexão sobre o problema a ser enfrentado, seguido de reflexões sobre como as políticas públicas podem ser um instrumento para dar respostas ao problema identificado, e por fim apresenta algumas estratégias para incidir sobre essas políticas, com recomendações que podem inspirar ou ser incorporadas pelas organizações em suas estratégias de controle social.

Para além disso, apresenta uma contextualização sobre o Sistema de Garantia de DIreitos da Criança e do Adolescente, sua estrutura, o funcionamento, os atores, os órgãos, a dinâmica e a circunstância da política em cada contexto e território, possibilitando assim uma abordagem condizente com a realidade local.

O guia foi produzido por Mayara Silva de Souza, que atuou como consultora do projeto Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno desenvolvimento infantil a partir do enfrentamento ao racismo. Mayara é  advogada, mestranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Gestão Pública pelo Insper e em Legislativo e Democracia no Brasil pela Escola do Parlamento,  graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (USJT)  e pesquisadora no Comitê de Diversidade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). 

Esse material contribuiu com as ações do projeto, em especial para o mapeamento e o  monitoramento da política para a primeira infância, e para as incidências realizadas pelas organizações do Grupo Articulador em seus territórios, que contribuíram  para a visibilização do racismo e a urgência de políticas públicas comprometidas com a reversão do problema. Esperamos que a disponibilização do guia possibilite que outros atores sociais se engajem na luta antirracista.

+ sobre o tema

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e...

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para...

para lembrar

Obra de professora da UFRB é vencedora da 3ª edição do Prêmio Thomas Skidmore

O livro que faz parte de uma tradição historiográfica...

Monteiro Lobato e o Politicamente Correto – Por: João Feres Júnior e outros

Monteiro Lobato e o Politicamente Correto - Por: João...

Para estudar a fundo a influência africana no Brasil

A Arjan Martins Ligações econômicas e culturais ressurgem, apesar...

Inscrições do Sisu terminam nesta sexta (1º); veja como fazer

As inscrições para o segundo processo seletivo do Sisu (Sistema...
spot_imgspot_img

42 cursos para estudar na USP e na Unicamp de graça e online; veja a lista

Estudar em casa e sem pagar nada é possível, especialmente com a oferta de cursos online das prestigiadas universidades públicas USP (Universidade de São Paulo) e...

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) começa a colher seus primeiros frutos. Na última semana, um encontro em Brasília celebrou...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e resposta ao racismo em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A medida faz...
-+=