Guia Estratégias de Advocacy para uma Primeira Infância sem Racismo

Este guia tem como objetivo contribuir para que as organizações da sociedade civil realizem  ações de enfrentamento ao racismo desde a primeira infância.

Nesse sentido, o guia apresenta um passo a passo de sugestões, que provocam inicialmente uma reflexão sobre o problema a ser enfrentado, seguido de reflexões sobre como as políticas públicas podem ser um instrumento para dar respostas ao problema identificado, e por fim apresenta algumas estratégias para incidir sobre essas políticas, com recomendações que podem inspirar ou ser incorporadas pelas organizações em suas estratégias de controle social.

Para além disso, apresenta uma contextualização sobre o Sistema de Garantia de DIreitos da Criança e do Adolescente, sua estrutura, o funcionamento, os atores, os órgãos, a dinâmica e a circunstância da política em cada contexto e território, possibilitando assim uma abordagem condizente com a realidade local.

O guia foi produzido por Mayara Silva de Souza, que atuou como consultora do projeto Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno desenvolvimento infantil a partir do enfrentamento ao racismo. Mayara é  advogada, mestranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Gestão Pública pelo Insper e em Legislativo e Democracia no Brasil pela Escola do Parlamento,  graduada em Direito pela Universidade São Judas Tadeu (USJT)  e pesquisadora no Comitê de Diversidade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). 

Esse material contribuiu com as ações do projeto, em especial para o mapeamento e o  monitoramento da política para a primeira infância, e para as incidências realizadas pelas organizações do Grupo Articulador em seus territórios, que contribuíram  para a visibilização do racismo e a urgência de políticas públicas comprometidas com a reversão do problema. Esperamos que a disponibilização do guia possibilite que outros atores sociais se engajem na luta antirracista.

+ sobre o tema

Enfrentamento do racismo na primeira infância

INTRODUÇÃO Me dizem invisível Mas minha cor é negra Me dizem pequenina Mas...

Por que investir na primeira infância pode mudar o Brasil

Estudos mostram como o investimento nos primeiros cinco anos...

para lembrar

UnB inaugura espaço dedicado à Lélia Gonzalez

O Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)...

Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB

Uma das maiores expoentes do pensamento negro brasileiro, a...

Futuro do assassino de Louise será definido a partir de quarta (22/6)

Vinicius Neres, que confessou ter matado a ex-colega de...
spot_imgspot_img

Fórum em Barbados discute as grandes temáticas do feminismo negro 

“O que o poder do feminismo negro significa hoje?”. Essa pergunta intrigante e provocativa foi temática de um dos painéis do Fórum dos Feminismos...

Dione Moura: a professora que transformou a vida de jovens negros no país

A trajetória da professora Dione Moura é feita de pioneirismos. E nenhum deles ocorreu por acaso. Cada parte que sustenta a carreira na academia...

Entidades promovem encontro de afrocientistas em Brasília

Entidades promoveram neste fim de semana o 1° Encontro Nacional Afrocientista. O evento foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) e reuniu cerca de...
-+=