Harvard cancelou a aprovação de pelo menos 10 alunos após postagens obscenas e racistas

Enviado por / Fonteno UOL

Uma das mais prestigiadas universidades do mundo, Harvard cancelou a aprovação de pelo menos 10 alunos após tomar conhecimento de postagens obscenas e racistas em um grupo interno de futuros estudantes de lá. O caso foi revelado pelo jornal The Harvard Crimson, especializado em assuntos da universidade localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos.

De acordo com o jornal, os estudantes fariam parte de um grupo do Facebook com cerca de 100 membros criado depois que a universidade começou a comunicar os concorrentes sobre as aprovações. Esses alunos teriam se reunido a partir de um outro grupo do Facebook, oficial, administrado pela própria universidade, onde interagem os alunos da “classe 2021” – ou seja: os que entrarão em Harvard no próximo verão.

Nesse novo grupo, que em determinado momento teria sido intitulado “Memes de Harvard para adolescentes burgueses”, eles trocavam mensagens de incentivo ao estupro e ironizavam minorias, como os latinos, os negros e os judeus. O The Harvard Crimson diz que teve acesso a reproduções dessas conversas, que também chegaram ao comitê de aprovação da universidade.

Em e-mail ao jornal, a porta-voz de Harvard, Rachael Dane, disse que a universidade não comenta publicamente sobre a aprovação ou não de alunos. Mas o Crimsonconta que a universidade chegou a alertar os estudantes em abril para que retirassem as postagens.

No grupo oficial no Facebook, há um alerta da faculdade no qual ela lembra que pode revogar a admissão em diversas condições, incluindo se o aluno se engajar em situações que coloquem em dúvida sua honestidade, maturidade ou caráter. Teria sido esse o caso com os 10 alunos em questão.

A Universidade de Harvard recebeu cerca de 40 mil pedidos de interessados em fazer parte da classe 2021, aceitando 2.056 deles (uma taxa de 5,2% de aceitação, apenas). Desses alunos, cerca de 84% se matricularam, numa taxa recorde na história recente de universidade.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...