Historiadora Alessandra Ribeiro será a candidata do PCdoB à Prefeitura de Campinas

A historiadora Alessandra Ribeiro será a candidata do PCdoB à Prefeitura de Campinas. O partido lança, nessa quinta-feira, 12, a pré-candidatura em um evento na Associação Campineira de Imprensa.

No Carta Campinas

A historiadora Alessandra Ribeiro  (Foto; Antonio Scarpinetti)

Alessandra Ribeiro é historiadora e urbanista, tendo estudos relacionados ao territórios, à memória e à representação. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Mãe de Santo Umbandista, coordenadora da Pós Graduação em Matriz Africana – lato senso FACIBRA/UNIVIDA e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial.

Alessandra participou de diversas palestras, debates e apresentações no Brasil, Peru, Moçambique e Africa do Sul, e faz parte de comissão de avaliação em editais no Brasil, voltados para cultura negra e salvaguarda do patrimônio imaterial, cartografia social, matriz africana e cultura da paz.

Alessandra é a primeira pré-candidata negra na disputa do próximo ano. O lançamento da candidatura terá a presença da deputada estadual Leci Brandão e do deputado federal Orlando Silva, ambos do PCdoB.

“A candidatura de Alessandra segue a vocação do PCdoB de diálogo com o povo e com as lideranças populares”, afirmou a presidenta do PCdoB campineiro, Márcia Quintanilha.

Além da candidatura própria ao Executivo Municipal, o partido aprovou, em conferências municipal e estadual realizadas no último mês, a busca por uma frente ampla de oposição ao projeto político do governo Bolsonaro.

Leia também:

Vilma Reis cita Marielle e pede ‘resposta política contundente’ com escolha de mulher negra

Campanha por pré-candidaturas negras ganha força em Salvador

Entrevista: “se for uma mulher negra, é melhor ainda”, diz Vovô do Ilê sobre pré-candidaturas negras à Prefeitura de Salvador!

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva De novo, mais uma...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Salve, a Dama do Samba!

Por: Raymondh Junior   Filha de um violinista...

Índia diz que emergentes resistiram juntos à pressão na COP 15

Um ministro da Índia disse nesta terça-feira que o...

Bitonga Travel tem como pretensão democratizar viagens entre mulheres negras. Projeto será lançado no Aparelha Luzia

Grupo formado por quatorze viajantes, influenciadoras digitais negras almeja...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=