Homofobia em Brasília: a agressão de jovens gays com garrafada no bar Simpsons

Três jovens gays foram agredidos nesta semana no bar Simpsons, na 307 Sul, no centro de Brasília. Eles acreditam que foram vítimas de homofobia. Um deles chegou a ser atacado com uma garrafa de cerveja.

Na terça-feira (7), o casal Rayan De Souza e Thayrone Rocha, ambos com 23 anos, e o amigo Yuri Rodrigues, de 22, foram hostilizados por seis rapazes, que estavam sentados próximo à mesa deles. Eles passaram a ofendê-los por conta da orientação sexual do trio. A irmã de Rayan, Jhennifer Souza, também participava do encontro.

Após os xingamentos, os dois grupos começaram a discutir. Irritados, os seis agressores partiram para cima de Rayan, Thayrone e Yuri.

imagem1

homofobia brasiliaimagem2

“O que me deixa mais revoltado é que a gente foi agredido pelo simples fato de nossa orientação sexual. Isso ficou bem claro”, desabafou Thayrone à TV Brasília.

Os rapazes quebraram o maxilar de Yuri, que teve de ser levado às pressas para o hospital. Rayan precisou tomar ponto por causa da agressão com a garrafa.

A 1ª Delegacia de Polícia, da Asa Sul, está investigando o caso.

Segundo as vítimas, o bar Simpsons não prestou apoio a eles.

Pelo Facebook, a gerência do estabelecimento lamentou os ataques e ressaltou que “é contra todo e qualquer tipo de agressão, seja ela por motivações discriminatórias ou não”.

Os funcionários do Simpsons vão colaborar com as investigações.

Beijaço

Em protesto ao teor homofóbico das agressões, a comunidade LGBT de Brasília está organizando um “beijaço” nesta sexta-feira (10), às 18h.

Mais de 1,3 mil pessoas já confirmaram presença no evento pelo Facebook.

O coordenador do grupo Basta Homofobia, Caio da Silva Araújo, espera que o movimento celebre a diversidade. “Também queremos divulgar uma reivindicação do movimento LGBT, que é a sanção da lei que pune estabelecimentos de Brasília coniventes ou promotores da discriminação de gays”, disse, em entrevista ao Brasil Post.

lei distrital 2615/2000 foi sancionada em 2013 pelo governador Agnelo Queiroz, mas revogada no mesmo dia depois de pressão da bancada evangélica da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Com a legislação em vigor, em um caso como o do casal e amigos agredidos no bar, se o estabelecimento não prestasse apoio, poderia receber multa ou ter até o alvará de funcionamento cassado.

 

 

Fonte: BlogSpot

+ sobre o tema

O papel das mulheres negras na produção executiva audiovisual

Como você vê o papel da mulher negra no...

Pela 1ª vez, uma mulher negra estampa moeda comemorativa dos EUA

A moeda comemorativa deste ano para o aniversário da...

Uma negra na academia

Dia 30 de agosto de 2018, será um dia...

para lembrar

Vitória’s e Carol’s

Quando eu nasci não tinha muito ideia de como...

Consciência negra, para feministas brancas

Desde cedo entendi o que era o racismo. Filho...

Mulher, negra e de cabelo crespo sim

Para contestar padrões de beleza, o projeto “Tecendo e Trançando...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=